Início >> Ufba Em Pauta >> Seminário na EAUFBA discute novos modos de enxergar políticas públicas

Seminário na EAUFBA discute novos modos de enxergar políticas públicas

A Profa, Rosana Boullosa coordena as atividades

O Núcleo de Extensão da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia promove nesta quinta-feira (dia 27 de setembro), no auditório da EAUFBA, o I Seminário Coproduzindo Bens Públicos em Salvador: experiências em curso e formação de redes. O evento reunirá representantes de movimentos sociais, pesquisadores e estudantes para um debate sobre a nova compreensão de políticas públicas calcadas nos problemas e bens públicos e como a constituição de grupos formados através de redes sociais pautam a cidade. O encontro tem a finalidade de abordar experiências de movimentos e coletivos genericamente etiquetados como urbanos, na construção de agenda e políticas públicas.

O seminário é aberto ao público e os interessados poderão se inscrever pelo blog do evento, no endereço eletrônico  www.coproduzindosalvador.blogspot.com.br. A programação, bastante abrangente, tem início a partir das 9h, quando os coordenadores do seminário, após o acolhimento, apresentarão os seguintes painéis: I - Mirando ao revés das políticas públicas (Rosana Boullosa); e II - Policy Advocacy – Conceito e proposta de uso como ferramenta de intervenção na realidade político-social (Horacio Hastenreiter).

Seguindo pela manhã, a mesa “Experiências de ativação da arena pública”, com o Prof. Genauto França Filho (ITES/UFBA) e representantes dos movimentos Desocupa, Bicicletada Salvador Massa Crítica, Mobicidade, Nosso Bairro é o Dois de Julho!, Projeto Salvador que debaterão como, dentre os muitos modos de compreender e problematizar políticas públicas, é possível compreendê-las como um fluxo resultante de ações e intenções de uma multiatorialidade ativada por e no interesse público, em contextos de governo de problemas considerados de pública relevância ou em contextos de preservação de bens públicos.

A programação do evento segue à tarde, com a Mesa II, que versará sobre “Experiências de formação de agenda pública em Salvador”, com participação dos coletivos: Vozes de Salvador, Canteiros Coletivos, Rede Campi e Nossa Salvador que debaterão junto com a professora Maria Suzana Moura, como a formação destas redes interferem na formação de agendas públicas.

Segundo a coordenadora do seminário, Profa. Rosana Boullosa, o evento busca discutir e ampliar esta nova compreensão de políticas públicas calcadas nos problemas e bens públicos, trocando experiências, ativando e consolidando redes e, sobretudo, compreendendo-as como redes de políticas públicas. "Os diferentes processos de atorização em fluxos de políticas públicas recebem diferentes nomes, cujas variações podem estar vinculadas ao papel que este ator exerce sobre a rede ou podem estar vinculadas à própria dinâmica de construção da rede que da origem ao fluxo. Dentre estes nomes, policy entrepreneurpolicy advocacy e think tanks se destacam nos estudos mais contemporâneos em políticas públicas”, observa Boullosa.