Início >> Ufba Em Pauta >> Publicação da Edufba obtém prêmio de melhor livro da ANPARQ

Publicação da Edufba obtém prêmio de melhor livro da ANPARQ

Livro discute "espírito" do barroco na arquitetura

 

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) festeja a premiação da obra O barroco, a arquitetura e a cidade nos séculos XVII e XVIII, de autoria de Rodrigo Espinha Baeta, que ganhou, na categoria “Melhor Livro – Texto Integral”, o prêmio ANPARQ 2012, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Esta obra, publicada em 2010, está disponível ao público no Setor Comercial da Edufba (71 3283-6164) e em suas livrarias, localizadas na cidade de Salvador.

O livro revela uma apreensão do “espírito” que invadiu o mundo ocidental durante quase 200 anos, contribuindo para as discussões sobre a arquitetura e o espaço urbano desse momento tão importante da História da Arte. O resultado final do estudo ambiciona alcançar um juízo próprio sobre o arcabouço conceitual exposto na poética barroca, uma ação crítica só possível através do reconhecimento e da apreciação pessoal de muitas das mais importantes manifestações barrocas na arquitetura e no espaço urbano do Seicento e do Settecento.

Rodrigo Espinha Baeta graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais; especializou-se em Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios Históricos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Ciudades y Viviendas en Iberoamérica pelo Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, onde atualmente é professor. Em breve, apresentará ao público seu novo livro "Teoria do Barroco", também publicado pela Edufba.