Início >> Ufba Em Pauta >> Pólos Olímpicos de Treinamento movimenta sábado na UFBA

Pólos Olímpicos de Treinamento movimenta sábado na UFBA

Mais de 200 alunos estudam matemática

 

Com o comparecimento de mais de 205 jovens, foram iniciadas no último sábado (dia 14 de abril), às 14h, no Pavilhão de Aulas 5 (PAF V), localizado no Campus de Ondina, as aulas do programa Pólos Olímpicos da Matemática. A abertura contou com a presença da reitora Dora Leal Rosa e do diretor do Instituto de Matemática da UFBA, professor Isaac da Costa Lázaro. Os Pólos Olímpicos de Treinamento (POT) é um programa criado em 2012, que oferece, ao longo do ano, cursos gratuitos de Matemática para os estudantes de todo o Brasil, visando prepará-los para participar das Olimpíadas de Matemática. O programa é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Inicialmente, foram criados Pólos em Salvador (UFBA), Rio de Janeiro, Fortaleza, Maceió. Pernambuco, Piauí, Niterói, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Parnaíba e Rondonópolis e as aulas são facultadas aos interessados em participar da OBM e/ou OBMEP e que estejam matriculados no oitavo ou nono anos do Ensino Fundamental (nível II) ou em qualquer uma das séries do Ensino Médio (nível III).

O POT faz parte de uma estratégia conjunta para a melhoria do ensino em todos os níveis, tem como objetivos fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar uma troca de experiências entre os estudantes participantes. “Este é um acontecimento importante, não só para a comunidade dos nossos jovens estudantes, mas também para o nosso ensino de nível fundamental e médio em geral”, afirmou Luzinalva Miranda de Amorim, coordenadora geral do projeto

O curso, para cada um dos níveis, cobrirá os conteúdos de Álgebra, Combinatória, Geometria Plana e Teoria dos Números e consistirá em quatro horas de aula por semana, sendo cada semana dedicada a dois dos quatro tópicos mencionados acima. Os professores envolvidos têm ampla experiência no treinamento das equipes brasileiras para competições internacionais.próximo, na cidade de Salvador. O projeto na capital baiana, organizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é uma iniciativa que envolve a participação de 205 jovens estudantes, de até 17 anos, que foram selecionados exclusivamente por seu talento matemático, é coordenado pela Profa. Luzinalva Miranda de Amorim – coordenadora do programa de Olimpíadas da UFBA.