Início >> Ufba Em Pauta >> Nota de apoio ao povo Pataxó Hã-hã-hãe

Nota de apoio ao povo Pataxó Hã-hã-hãe

A Universidade Federal da Bahia expressa a sua solidariedade e apoio ao povo Pataxó Hã-hã-hãe, pelos violentos ataques sofridos no último domingo (21), no município de Potiraguá, região sul do estado da Bahia. Esses ataques resultaram no homicídio da líder Nêga Pataxó (Maria Fátima Muniz de Andrade), na tentativa de assassinato do cacique Nailton Muniz Pataxó e de outros membros da comunidade indígena, também alvejados e espancados durante a ação intitulada “Invasão Zero”, supostamente convocada por fazendeiros no Território Rio Pardo.

A UFBA se solidariza especialmente com os Pataxó que fazem parte da nossa comunidade universitária. Este grupo inclui quantidade significativa de dedicados estudantes e docentes, em especial a docente ingressante no Departamento de Antropologia e Etnologia da Faculdade de Filosofia e Ciências humanas da UFBA, como Mestra de Notório Saber, Maya Pataxó, irmã do Cacique Nailton e de Dona Nega.

Finalmente, a Universidade exorta as autoridades ao enfrentamento da impunidade nas ações violentas contra esses povos. É urgente que se faça prevalecer o império da lei, na identificação e julgamento dos responsáveis, na demarcação dos territórios indígenas, assim como na presença do Estado no território em questão - com ações mitigadoras do sofrimento dos povos originários e o reconhecimento dos seus direitos como cidadãos brasileiros.