Início >> Ufba Em Pauta >> Irdeb apresenta oportunidade de parceria aos docentes da UFBA

Irdeb apresenta oportunidade de parceria aos docentes da UFBA

Evento ocorrerá na Sala de Videoconferência do PAF III

 

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária (ProExt/UFBA) promove reunião para apresentar aos docentes da UFBA oportunidades de parceria com o Iderb, na utilização do Laboratório de Interatividade (Interlab), recém adquirido por aquela Instituição. A Apresentação será no dia 11 de fevereiro de 2014, das 09 às11h, na sala de Videoconferência do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha, antigo PAF III.

O Laboratório de Interatividade da TVE HD (Interlab) - lançado pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), em 2012 - conquistou o primeiro lugar do Edital do Programa Ginga Brasil. O Interlab contempla a produção de um almanaque audiovisual interativo, um aplicativo para canais de serviço em TVDI, com uso da tecnologia Ginga.

O Irdeb, da Secretaria de Comunicação Social da Bahia, propôs o Projeto de Incentivo e Apoio à Agricultura Familiar, em forma de piloto para desenvolvimento de programas interativos. O Projeto visa o fornecimento de conteúdo interativo a grupos de agricultores familiares da Bahia, buscando ampliar o conhecimento sobre técnicas de produção, mercado e agregação de valor. O projeto tem como objetivo prover informações  atualizadas sobre índices, preços, mercados e cotações de produtos agrícolas.

O Prof. Dr. Cássio Prazeres, de Ciências da Computação - Instituto de Matemática/UFBA, é coordenador do Projeto de Incentivo e apoio à Agricultura Familiar e comenta sobre a parceria entre UFBA/Irdeb: “A partir da parceria UFBA/IRDEB será possível explorar um laboratório de TV Digital por alunos e pesquisadores da UFBA, para trabalhos de pesquisa e desenvolvimentos de trabalhos de conclusão de curso, de mestrado e de doutorado”, comenta Prazeres.

Sobre o Programa Ginga Brasil

O Ministério das Comunicações e órgãos do governo federal, ao estabelecer a Política Nacional para Conteúdos Digitais Criativos lançaram, em 2012, o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento do Padrão Nacional de Interatividade da Televisão Digital Brasileira – Programa Ginga Brasil. O Programa prevê a difusão de conteúdos e aplicações interativas, capacitação de profissionais e implementação de repositórios digitais públicos. Dentre as ações do Programa está o Ginga Br. Labs, projeto que selecionou 10 emissoras públicas para o recebimento de laboratórios para a realização de testes de conteúdos e aplicações interativas de TV Digital.

O Programa Ginga Brasil tem como principais objetivos fomentar a difusão de conteúdos e aplicações interativas transmitidas por emissoras de televisão digital, com ênfase na produção independente; promover a capacitação de professores e estudantes das áreas de audiovisual, design, tecnologia da informação, engenharia, entre outras; disponibilizar aos cidadãos brasileiros conteúdos e aplicações que proporcionem experiências de interatividade em atendimento às finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas da televisão digital brasileira; e implementar e manter repositórios digitais púlicos, destinados a abrigar a produção de aplicativos do Ginga.

O Programa Ginga Brasil resultou da parceria do MiniCom com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e teve apoio da PUC-Rio e da Universidade Federal da Paraíba.