Início >> Ufba Em Pauta >> Graduada em Biotecnologia pela UFBA é a primeira brasileira a vencer prêmio da ONU sobre meio ambiente

Graduada em Biotecnologia pela UFBA é a primeira brasileira a vencer prêmio da ONU sobre meio ambiente

.
Graduada em Biotecnologia pela UFBA em 2018, Anna Luisa Beserra é a primeira brasileira a vencer o prêmio Jovens Campeões da Terra, principal premiação ambiental das Nações Unidas (ONU) para jovens entre 18 e 30 anos. A jovem de 21 anos é criadora do Aqualuz – um dispositivo que purifica a água através dos raios solares e já garante acesso a água limpa para 265 pessoas no semiárido. 
 
O dispositivo Aqualuz, mesmo nome da startup que ela fundou ainda na graduação, por meio do programa Inovapoli, incubadora (projeto para desenvolver empresas) da UFBA, é uma caixa de inox coberta por vidro e uma tubulação para ser ligada à cisterna. O sistema de filtragem da água é feita com energia limpa, sem a necessidade de uso de compostos químicos. Uma bomba faz a água do reservatório passar por um filtro ecológico que retém partículas de sujeira. Em seguida, a água fica em um espaço onde recebe luz solar diretamente – é a radiação do sol que vai tornar a água limpa. No final do processo, um sensor que muda de cor avisa o usuário que a água está adequada para consumo. 
 
De acordo com testes preliminares feitos em laboratório certificado, que usaram parâmetros do Ministério da Saúde, o sistema reduziu em 99,9% a presença de bactérias de referência. O Aqualuz tem capacidade de filtrar até 28 litros de água por dia de maneira simples e eficiente.
 
Beserra foi vencedora na categoria América Latina e Caribe, ao lado de jovens de outras quatro nacionalidades. Há ainda representantes da África, América do Norte, Ásia e Pacífico, Europa e Ásia Ocidental. Os ganhadores receberão o prêmio durante a Cerimônia dos Campeões da Terra em Nova York (EUA), no dia 26 de setembro, quando também acontecerá a reunião anual da Assembleia Geral das Nações Unidas e a Cúpula de Ação Climática.