Início >> Ufba Em Pauta >> Biblioteca do reitor Roberto Santos é doada à UFBA

Biblioteca do reitor Roberto Santos é doada à UFBA

Evento inaugura acervo disponível ao público

 

Aconteceu nesta sexta-feira (15/08), às 10 horas, a inauguração do acervo doado pelo Professor Doutor Roberto Figueira Santos e a incorporação à Seção Memória da Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa. Integram o acervo 2.085 títulos – entre livros e folhetos, totalizando 2.259 exemplares. Trata-se de uma coleção bastante abrangente, com autores nacionais e estrangeiros de diversas áreas do conhecimento, incluindo Literatura, Medicina, Administração Pública, Educação e Arte, que estarão disponíveis para consulta do público. O evento de inauguração teve a participação do prof. Roberto Santos, familiares e amigos e da Reitora Dora Leal Rosa, e foi realizado na Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa – campus universitário de Ondina.

 

Roberto Santos

Nascido em Salvador/BA, no dia 15 de setembro de 1926, Roberto Figueira Santos formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1949 e, dois anos depois, tornou-se professor titular desta instituição. Nos EUA, especializou-se em clínica médica, em uma temporada nas universidades de Cornell, Michigan e Harvard (1950-1953). Também se especializou em medicina experimental pela Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, (1954-55).

Além de médico e professor, atuou na carreira política, sendo eleito governador da Bahia para o mandato entre 1975 e 1979. Ocupou ainda o cargo de presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (1985-1986), de ministro da Saúde (1986-1987) , e de representante do Brasil no Conselho Diretor da Organização Mundial da Saúde – OMS, em Genebra / Suíça (1987-1990).

Na Universidade Federal da Bahia ele foi reitor entre 1967 e 1971, ocupando a mesma posição que foi antes exercida pelo seu pai, prof. Edgard Santos, o primeiro reitor da UFBA, que esteve à frente da instituição entre os anos de 1946 e 1961. Roberto Santos publicou mais de quarenta obras, dentre as quais Educação médica nos trópicos, O ensino médico no Brasil e A pesquisa médica no Brasil. É membro da Academia Baiana de Letras e da Academia Nacional de Medicina.