Início >> Ufba Em Pauta >> Veja o resultado da seleção para professor visitante na UFBA

Veja o resultado da seleção para professor visitante na UFBA

A UFBA selecionou 19 novos professores visitantes, que a partir de março se juntarão a outros 41 que já integram o corpo docente da Universidade. Veja a lista aqui ou no site da Pró-reitoria de Ensino de Pos-Graduação.

O principal objetivo da vinda de professores visitantes para a UFBA é “reforçar a qualidade dos programas de pós-graduação”, de acordo com o professor Ronaldo Lopes Oliveira, presidente da comissão de seleção, que se reuniu na semana passada na Pró-reitoria de Ensino de Pos-Graduação. Formada por renomados pesquisadores brasileiros, a comissão avaliou currículos de 68 candidatos de diferentes áreas.

Das 25 vagas abertas pelo edital, 19 foram preenchidas, contemplando 18 diferentes áreas: Arquitetura e Urbanismo; Artes Cênicas; Biodiversidade e Evolução; Ciência Animal nos Trópicos; Ciência da Informação; Ciências Sociais; Economia; Enfermagem; Engenharia Industrial; Filosofia; Física; Geoquímica; História; Língua e Cultura; Matemática; Música; Psicologia; e Segurança Pública, Justiça e Cidadania.

Além de Oliveira, integraram a comissão de seleção Célia Regina Tavares, ex-pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá; Vera Beatriz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora da área de Artes da Capes; Nelson Studart, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Sociedade Brasileira de Física; Maria Beatriz Glória, pesquisadora 1A e coordenadora adjunta da Capes da área de ciências de alimentos, atualmente professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco; e Antônio Virgílio Bastos, superintendente de avaliação e desenvolvimento institucional da UFBA, pesquisador com produtividade de pesquisa 1A em psicologia.

Os candidatos selecionados terão seus contratos implementados a partir de março de 2020. A duração mínima de permanência dos professores visitantes é de um ano, sendo que os brasileiros não podem exceder o período de dois anos e estrangeiros de quatro anos. O tempo de permanência considera o período de desenvolvimento do plano de trabalho no programa de pós-graduação.

A contratação de professores visitantes através de edital unificado é uma ação em vigor desde março de 2017, quando a UFBA abriu a possibilidade de contratação de até 70 profissionais nessa condição. “Este é um gesto de afirmação de valores essenciais da UFBA, no sentido de avançar na qualidade de sua pesquisa e na internacionalização da Universidade”, disse, à época, o reitor João Carlos Salles, no ato de assinatura do primeiro edital.