Início >> Ufba Em Pauta >> A UFBA se despede do reitor Germano Tabacof

A UFBA se despede do reitor Germano Tabacof

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento, na manhã desta segunda-feira, 28 de junho, do ex-reitor Germano Tabacof, aos 89 anos. A universidade decretou luto oficial de três dias, pela perda daquele que o reitor João Carlos Salles considerava “um exemplo, mas também um amigo”. O seu mandato,  no período de 1984 a 1988, “foi um reitorado de agregação, em que a Universidade Federal se afirmou com seus valores”, declarou o reitor João Carlos.

Nascido em Salvador, em 29 de dezembro de 1931, filho de imigrantes judeus que vieram do leste europeu, o professor Germano Tabacof graduou-se em Odontologia pela UFBA em 1952. Livre-docente em Odontologia, foi professor titular da Faculdade de Odontologia de 1954 até a sua aposentadoria, após a conclusão do seu reitorado, em 1988. Ele também foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Seção Bahia (ABO-Ba), em 1966, e vereador da capital baiana por duas legislaturas.

A UFBA expressa as suas mais sinceras condolências aos colegas, amigos e à família do professor, cuja perda irreparável se soma ao falecimento do seu irmão, o engenheiro Boris Tabacof, 92 anos, no dia 15 deste mês. O sepultamento foi realizado às 16 horas desta segunda-feira, no Cemitério Israelita da Bahia, na Quinta dos Lázaros, Baixa de Quintas.