Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA receberá conferências do Ciclo Mutações

UFBA receberá conferências do Ciclo Mutações

Atividades têm inscrição gratuita

O salão Nobre da Reitoria da UFBA será palco das atividades do "Ciclo Mutações - Entre Dois Mundos: 30 Anos de Experiência do Pensamento", que realiza sua programação na capital baiana, em meio às comemorações dos 70 anos da UFBA. 

O evento acontecerá de 03/10 a 25/11,  sempre  às 18h30, com conferências ministradas por intelectuais destacados, em dias alternados, conforme a programação abaixo.  Aqui em Salvador, as inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser realizadas preenchendo formulário online.  A programação poderá ser acompanhada ao vivo no link aovivo.ufba.br/mutacoes

 

Programação:

03/10 - José Miguel Wisnik - Poetas que pensaram o mundo

05/10 - João Carlos Salles - O olhar

06/10 - Vladimir Safatle - Vida vício virtude

07/10 -  Maria Rita Kehl - O desejo

10/10 - Pedro Duarte A condição humana

11/10 - Oswaldo Giacóia Jr. - A crise da razão

13/10 - Luiz Alberto Oliveira Novas configurações do mundo

14/10 - Renato Lessa - A invenção das crenças

17/10 - Eugênio Bucci - Muito além do espetáculo

19/10 - Francisco Bosco - O homem máquina

20/10 - Franklin Leopoldo e Silva – Ética

21/10 -  Jorge Coli - Fontes passionais da violência

26/10 - Marcelo Coelho - O silêncio dos intelectuais

31/10 - Marcelo Jasmin - Tempo e história

25/11 - Guilherme Wisnik - O futuro não é mais o que era  

A proposta do Ciclo Mutações, que será realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, além de Salvador, é rediscutir temas abordados ao longo dos 30 anos de existência da atividade, atualizando-os e trazendo desdobramentos, além de explicitar como diferentes dimensões do pensamento se articulam com o conceito amplo de Mutações.  Segundo o filósofo Adauto Novaes, organizador do ciclo, “ao propor a retomada do pensamento a partir de todos os temas discutidos nos 30 anos de ciclos de conferências, buscamos dar sentido ao impensado. A proposta do novo ciclo é, pois, ir ao impensado dos ciclos anteriores através dos vestígios de coisas já pensadas”.

Sobre o Ciclo Mutações

Ciclo Mutações Mutações foi concebido e organizado por Adauto Novaes e nesta edição comemorativa de três décadas, o objetivo é retomar o amplo conjunto de discussões realizadas nesse período.  Temas que foram discutidos ao longo da trajetória do Mutações, como paixões, desejo, ética, utopia e política serão remorados por 24 conferencistas, entre brasileiros e franceses, que foram convidados para ministrar palestras entre os dias 31 de agosto e 4 de novembro, no Sesc Vila Mariana em São Paulo (SP).

Na abertura, que acontecerá no às 19h30 do dia 31/08, no Teatro do Sesc Vila Mariana, em São Paulo (SP), o filósofo Francis Wolff apresentará o tema “A amizade”.  Também será lançado o livro “O Novo Espírito Utópico", organizado por Novaes, que reúne os artigos dos conferencistas do ano anterior, com os temas tratados naquela edição.

As atividades do ciclo prosseguirão em dias específicos, segundo a programação marcada por temas variados e apresentados por intelectuais como Antonio Cicero, David Lapoujade, Eugênio Bucci, Francis Wolff, Franklin Leopoldo e Silva, Frédéric Gros, Guilherme Wisnik, Jean-Michel Besnier, Jean-Pierre Dupuy, João Carlos Salles, Jorge Coli, José Miguel Wisnik, Luís Alberto Oliveira, Marcelo Coelho, Marcelo Jasmin, Maria Rita Kehl, Marilena Chauí, Newton Bignotto, Olgária Matos, Oswaldo Giacoia Junior, Pascal Dibie, Pedro Duarte, Renato Lessa e Vladimir Safatle.

Destacamos a palestra do dia 15/09 que estará centralizada no tema “O Olhar” e será ministrada pelo filósofo, professor e reitor da UFBA, João Carlos Salles.  A temática (veja sinopse) estará concentrada na profusão de imagens que dominam o ser humano, seja pela televisão, nas ruas, principalmente no celular e nos computadores, em meio a considerações sobre os pensamentos do filósofo Wittgenstein, também presente na tese de doutorado de Salles.  A contradição entre a compreensão do objeto e o que os homens querem ver também será abordada na apresentação, que será realizada no Teatro da Vila Mariana, em São Paulo.