Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA realiza matrícula de seus calouros para 2018

UFBA realiza matrícula de seus calouros para 2018

O processo começou hoje (31/01) e segue até sexta-feira

Felicidade, entusiasmo e curiosidade estiveram presentes na matrícula dos classificados na primeira lista do SISU 2018 para ingressar, neste primeiro semestre, na Universidade Federal da Bahia. O processo de recepção da documentação necessária para efetivação do cadastro de estudante começou nesta quarta-feira (31/01) e segue até sexta-feira (02/02), no Pavilhão de Aulas da Federação – PAF I, com a expectativa de atender a, aproximadamente, 4,5 mil ingressantes, de acordo com a coordenadora da comissão de matrícula, Ana Pessoa, que é servidora da Superintendência Acadêmica (SUPAC/UFBA).

Em meio à diversidade, a alegria de ingressar na universidade era a tônica e estava estampada em vários rostos, como no de Jéssica Oliveira Carvalho, aprovada para o Bacharelado em Humanidades, proveniente do interior do estado, que comemorava a aprovação depois de estudar por três anos, até passar.  Sem esconder o sorriso, a jovem revelou estar “cheia de expectativas” para conhecer os campi da universidade, “aproveitar ao máximo” e, quando concluir o curso, até seguir carreira de pesquisadora ou docente.

O mesmo sentimento era partilhado por Sofia Guimarães Oliveira, que esperava sua vez para entregar os documentos necessários ao ingresso no Bacharelado Interdisciplinar em Artes. Afirmando que estava ansiosa diante de tantas mudanças em sua vida, ela destacou a felicidade em entrar para uma universidade pública. Lorena Oliveira Pastor, que irá cursar o BI em Artes, era outra caloura cheia de alegria, na fila de espera.  A jovem, que se dedicou por dois anos, declarou sua “alegria inexplicável” pois, para ela, estar na UFBA é “realizar um sonho”.

O clima de acolhimento aos recém-chegados também podia ser visto na atuação dos receptores dos documentos dos aprovados, como o servidor da SUPAC, Edgard Neto, que atendia aos estudantes prestando todas as orientações sobre os documentos que seguem para auditoria. Até o momento, todo o processo da matrícula transcorre normalmente, graças à atuação de uma equipe de 60 pessoas destinada exclusivamente ao atendimento dos calouros. “Nos casos em que estudantes apresentem pendências na documentação, serão abertos processos a serem submetidos à apreciação do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE)”, informou um integrante da comissão de matrícula.

Neste primeiro semestre de 2018, o perfil dos calouros que chegam à UFBA também está mais diversificado com relação à região de origem, pois foram matriculados vários estudantes do interior da Bahia e de outros estados como São Paulo, Goiás e Minas Gerais, destacou Pessoa.