Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA lança edital do Programa de Apoio a Jovens Professores Doutores

UFBA lança edital do Programa de Apoio a Jovens Professores Doutores

Inscrições vão de 12/09 até 11/10.

A UFBA acaba de lançar o programa de Apoio a Jovens Professores Doutores – PROPESQ (www.propci.ufba.br e www.sapi.ufba.br). Com isso, servidores (docentes e técnico-administrativos) da UFBA, com vínculo ativo, que satisfaçam todos os requisitos relacionados no edital, destacando o recebimento do título de doutor até cinco anos atrás, têm agora a chance de contar com um apoio substancial da universidade para incrementarem sua carreira científica.

Aqueles que forem selecionados com base no edital lançado nesta quinta, 1º de setembro, receberão R$30 mil para custeio, ao longo de dois anos, da pesquisa que querem desenvolver, terão a possibilidade de agregar um bolsista de Iniciação Científica (IC) para trabalhar no projeto, e também terão direito a reembolso das despesas com serviços de revisão de inglês, taxa de publicação de artigos em periódicos científicos e participação em um evento no exterior relacionado a seus estudos.

A importância desse programa é decisiva, e não resta a menor dúvida quanto a isso quando se considera que “a transição do doutorado para o inicio efetivo da carreira científica é um momento particularmente difícil”, observa o pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, Olival Freire Júnior.

Em geral, o recém doutor saiu de um grande laboratório, com uma grande equipe, liderado por um pesquisador respeitado, e tem que se lançar a um exercício novo de autonomia para criar seu próprio espaço de pesquisa. Isso exige, completa Olival, “coragem intelectual e profissional do jovem doutor, mas também firme apoio material e institucional”. É exatamente esse apoio que o novo programa visa a garantir.

Em paralelo, ser selecionado para recebê-lo representa uma primeira distinção na carreira, a par de ser uma ferramenta para a fixação de jovens e promissores doutores na universidade, algo de importância crucial para o crescimento e a expansão da excelência da UFBA, ainda segundo Olival Freire Junior.

O programa, fruto de convênio acertado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações neste ano, dispõe de recursos totais de R$1,5 milhão, que já estão com a UFBA, o que lhe permitirá atender a até 50 projetos se houver demanda qualificada para tanto.

O período de inscrição de projetos vai de 12 de setembro até 11 de outubro deste ano. O julgamento e a seleção das propostas ocorrerão de 18 de outubro a 11 de novembro e a divulgação dos resultados será já em 18 de novembro, uma vez que o início de vigência dos projetos está definido para 1º de dezembro.