Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA lamenta falecimento da professora e artista plástica Yêda Maria

UFBA lamenta falecimento da professora e artista plástica Yêda Maria

Docente atuou por mais de 30 anos na EBA

A Universidade Federal da Bahia lamenta profundamente o falecimento da professora aposentada da Escola de Belas Artes, Yêda Maria Correia de Oliveira.  O velório do corpo da docente acontece no saguão da Escola, no Canela e será sepultado às 11h, desta terça-feira (29/03), no Cemitério do Bosque da Paz, localizado na Estrada Velha do Aeroporto.

Yeda Maria atuou na EBA por mais de 30 anos e foi uma artista plástica internacionalmente conhecida com obras expostas na Europa e Estados Unidos.  Em sua vasta produção, a artista retratou a raiz e ancestralidade africana, elementos da natureza e cenas marítimas, num traçado geométrico,  valorizando técnicas como litografia, colagens e gravuras, marcada pelas cores contrastantes.

Diante da irreparável perda, a comunidade universitária manifesta condolências e estende solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho enlutados.