Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA em números 2019 já está disponível com os principais indicadores sobre a universidade

Já está disponível o UFBA em Números 2019, publicação que traz os principais indicadores sobre a Universidade Federal da Bahia, com números de vagas e matrículas, bolsas e auxílios, quadro funcional, convênios e contratos e orçamento. Os dados atualizados correspondem ao ano de 2018.

“Indicadores ajudam-nos a ver as condições atuais da universidade e seus desafios, mostrando com clareza a importância e a dimensão da UFBA, tanto em sua ligação com nossa sociedade e por seus resultados acadêmicos, quanto como um espaço de acolhimento, no qual o crescimento e a oferta de mais vagas são acompanhados por um valioso conjunto de ações afirmativas e um significativo investimento em assistência estudantil”, destaca o reitor João Carlos Salles.

De acordo com os números, por exemplo, um total de 2.727 estudantes de graduação da UFBA receberam algum tipo de bolsa de estudos durante o ano. O número de refeições – 100% subsidiadas, distribuídas a estudantes de Serviço de Residência, Serviço de Alimentação e Auxílio Moradia - chegou a 650.383 no período. Também foram concedidos 481 benefícios a estudantes com necessidades especiais.

Em 2018, a UFBA registrou 39.795 matrículas em 106 cursos de graduação diurnos e noturnos. Na pós-graduação, foram 6.172 matrículas em 143 cursos. Em relação ao quadro funcional, destaca-se a proporção de docentes do quadro permanente com doutorado, que aumentou de 69,4%, em 2014, para 80,6%, em 2018. Nesse mesmo período, entre os servidores técnico-administrativos, a proporção de pós-graduados aumentou de 37,7% para 51,2%.

A publicação aponta também a participação da comunidade acadêmica em eventos importantes como o Fórum Social Mundial 2018, em que a UFBA participou com 70 sessões temáticas, 50 intervenções artísticas, 56 mesas de debate e 34 oficinas. No Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, registraram-se 13.437 inscritos, 2.661 trabalhos selecionados, 120 intervenções artísticas, 49 oficinas, 150 mesas de debates e 50 atividades do UFBA: Mostra a sua cara!

Na produção de serviços de assistência à saúde, estão contabilizados 915.593 exames laboratoriais realizados no Instituto de Ciências da Saúde e outros 436.078 na Faculdade de Farmácia, além de 50.539 consultas no Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (SMURB), entre outros.

“É preciso mostrar quem somos e o que fazemos, nossa condição, enfim, de um investimento constante da sociedade nas ciências e nos saberes diversos, bem como na formação de nossa gente. Nos tempos atuais, cresce a importância de nosso UFBA em Números, que, mais uma vez, vai ao encontro de traços distintivos de uma universidade pública, sendo por si mesmo uma forma de tornar visíveis e transparentes nossa realidade e nossos sonhos”, afirma o reitor.