Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA em Números revela que Universidade tem população de quase 50 mil pessoas

UFBA em Números revela que Universidade tem população de quase 50 mil pessoas

UFBA superou marca de 100 mil graduados em sua história

Está no ar a edição 2016 do UFBA em Números, publicação que traz os principais indicadores sobre a Universidade Federal da Bahia: números de vagas e matrículas, bolsas e auxílios, quadro funcional, convênios e contratos e orçamento. Os dados atualizados correspondem ao ano de 2015.

Apresentado ao Conselho Universitário no dia 07/07, o UFBA em Números já está acessível online [https://proplan.ufba.br/sites/proplan.ufba.br/files/UFBA_em_NUMEROS_2016.pdf] e circulará em versão impressa no Congresso da UFBA, de 14 a 17 deste mês. "São dados que permitem ter um panorama quantitativo, mas também qualitativo da Universidade, e que irão subsidiar as reflexões que a UFBA fará sobre si mesma durante o Congresso", afirma o pró-reitor de Planejamento e Orçamento Eduardo Mota, que coordenou a publicação. O site da pró-reitoria disponibiliza todas as edições publicadas desde 2001 [https://proplan.ufba.br/estatisticas/ufba-em-numeros].

A nova edição incorpora, pela primeira vez, algumas categorias de informação que não entraram nas edições anteriores, como, por exemplo, o total de funcionários terceirizados da Universidade: 2.161, que representam 27,4%, pouco mais de um quarto do quadro de pessoal da UFBA.

O dado permite aferir a "população total" da UFBA: somados quadro funcional e corpo estudantil, a Universidade reúne 47.065 pessoas. Isso sem contar os terceirizados dos hospitais, não computados por serem contratados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Um número comparável à população de uma cidade brasileira de médio porte, "Mas uma 'cidade' com todos os desafios de uma instituição acadêmica, em que cada um tem a possibilidade de produzir conhecimento, se manifestar e se comportar com total liberdade", observa Mota.

Outro dado novo incorporado diz respeito ao Repositório Institucional da UFBA que, com uma média diária de 3.005 acessos, é o 6º mais acessado do país e 12º nas Américas, segundo o ranking Webometrics. Também foram incluídas neste ano as matrículas de Ensino a Distância, 5.208 em 2014 e 1.352 em 2015, a maior parte em cursos de extensão e especialização, mas também na graduação (Licenciatura em Matemática). "O que mostra que a UFBA já entrou na era da EAD", afirma Mota.

A diagramação do UFBA em Números inova destacando alguns 'scores' comparativos com o ano anterior, em forma de 'pop-up'. Entre os principais está o avanço do percentual de docentes com doutorado - de 69% para 76% - e do percentual de servidores técnico-administrativos com formação superior e pós-graduação - de 65,2% para 69,4%.

Um dos 'pop-ups' destaca um dado histórico memorável: a UFBA superou a marca de 100 mil graduados em sua história. Ao todo, 104.241 profissionais foram formados desde 1946. Ainda hoje, a graduação segue sendo o carro-chefe da Universidade: atualmente, são 33.804 graduandos. Destes, cerca de 15% (4.882) são bolsistas.