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UFBA e UEFS inauguram núcleo de pesquisa em Feira

Iniciativa conta com financiamento da Fapesb


 

Acontece nesta quinta-feira (dia 7 de outubro), às 15h, a inauguração do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências do Instituto de Educação Gastão Guimarães, em Feira de Santana, resultado de uma parceria entre pesquisadores da UFBA e da UEFS, ligados ao Grupo de Pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas, Instituto de Biologia da UFBA e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, e de escolas do Ensino Médio. Tal ação tem viabilizado a construção de um novo modelo colaborativo de pesquisa educacional, no qual as relações entre pesquisadores e professores, escolas e universidades, têm sido postas em questão de modo a que se tornem mais horizontalizadas, menos hierarquizadas. 
Nessa iniciativa, professores do ensino médio tê
m atuado em todas as etapas da pesquisa educacional em colaboração com pesquisadores, desde a proposição das questões de pesquisa até a análise dos dados, e a publicação dos resultados. Com apoio da Fapesb e do IAT, no âmbito do Edital N.008/2009 – Apoio à Pesquisa com Foco em Inovações Educacionais, vários destes professores têm recebido bolsas de professor-investigador e, além disso, núcleos de pesquisa em ensino de ciências estão sendo implantados em três escolas do Estado da Bahia: além do Instituto de Educação Gastão Guimarães, no Colégio da Polícia Militar - Unidade Dendezeiros e no Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto, em Lauro de Freitas.

Trata-se da construção de um novo modelo de pesquisa, que democratize o acesso dos professores e das escolas aos mecanismos de produção e distribuição de conhecimento educacional, em vez de restringi-los à condição de consumidores de pesquisa produzida na universidade. Para tanto, a institucionalização da pesquisa na própria escola, como a criação dos núcleos de pesquisa em ensino de ciências possibilita, é passo fundamental para a construção de uma pesquisa educacional na qual professores e pesquisadores atuem como pares.