Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA cria 11 novos cursos e 3 novos programas de pós-graduação

UFBA cria 11 novos cursos e 3 novos programas de pós-graduação

A UFBA criou, em 2023, 11 novos cursos de pós-graduação stricto sensu - sendo 5 doutorados acadêmicos e 1 doutorado profissional em programas já existentes - e 3 novos programas de pós-graduação - 1 com mestrado acadêmico, 1 com mestrado profissional e 1 com mestrado e doutorado acadêmico. Por fim, a UFBA ingressou em mais um programa profissional de forma associativa com outras universidades brasileiras.

Coordenadora de Ensino de Pós-Graduação, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Dayana Costa explica que essas ações resultam do esforço de aumentar número de cursos, principalmente, em nível de doutorado. Todos os cursos de pós-graduação da UFBA podem ser consultados no Catálogo de Cursos de Pós Graduação da UFBA.

Os novos cursos e programas são voltados a áreas estratégicas, como ciências de dados, saúde, comunicação, design, meio ambiente e engenharias. Alguns se destacam pelo pioneirismo, como o doutorado profissional em saúde coletiva, primeiro doutorado profissional no país, com nota 5, que passa a integrar o Programa de Pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Outra inovação vem através do novo programa voltado para a ciência de dados, com mestrado e doutorado  acadêmico em Estatística e Ciência de Dados, que será ofertado no Instituto de Matemática e Estatística da UFBA. Destaca-se também o novo Mestrado Profissional em Gestão e Práticas em Comunicação e Cultura, pioneiro na Bahia nesta modalidade.

Na relação dos cursos recém-criados, muitos foram elaborados para a pós-graduação profissional. Segundo Dayana Costa, há uma grande demanda tanto pela formação acadêmica para a produção de conhecimento, quanto pela formação profissional para atuação no mercado de trabalho. Destacam-se ainda os novos programas em associação com outras universidades brasileiras, como o Mestrado Profissional em Saúde da Família.

"É importante buscar atender às necessidades da sociedade com a oferta de novos cursos que possam contribuir com as demandas atuais nas diferentes áreas do conhecimento que a UFBA atua", afirma Costa, que explica que a criação dos cursos partem de demandas das unidades de ensino e a pró-reitoria tem o papel de estruturar os projetos de novos cursos dentro das regulações da universidade e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Dayana Costa destaca outros cursos que passam a ser ofertados em áreas que considera estratégicas para o desenvolvimento nacional, entre os quais o doutorado em Meio Ambiente, Água e Saneamento, na Escola Politécnica da UFBA, e o doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, um dos únicos do país dedicado a temáticas próprias da universidade, sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC).

Parte dos cursos já dispõem de portaria com autorização de funcionamento publicada pelo Ministério da Educação (MEC), e alguns, inclusive, já estão com processos seletivos em andamento, como é o caso do doutorado acadêmico em Saúde Coletiva, ofertado no Instituto Multidisciplinar em Saúde, no campus de Vitória da Conquista. Outros programas aguardam a publicação de portaria para o início das atividades.

A expectativa é de que todos os novos cursos estejam em pleno funcionamento neste ano, conforme informa a coordenadora da PRPPG, que antecipa que está em processo de análise a criação de três novos cursos para 2024: doutorado profissional em Música; doutorado acadêmico em Contabilidade; e mestrado profissional em Computação (em associação).

Apesar das dificuldades orçamentárias enfrentadas, a universidade segue avançando com a oferta de educação pública, gratuita e de qualidade, socialmente referenciada, sempre atenta às questões da sociedade e suas demandas históricas e desafios atuais.

Confira a lista de Projetos de Criação de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu Aprovados em 2023:

• Mestrado e Doutorado Acadêmico em Estatística e Ciências de Dados (PPG novo)
• Mestrado Acadêmico em Design (PPG novo)
• Mestrado Profissional em Gestão e Práticas em Comunicação e Cultura (PPG novo)
• Doutorado Acadêmico Estudos interdisciplinares sobre a Universidade
• Doutorado Acadêmico Saúde Coletiva – IMS – Campus Vitória da Conquista
• Doutorado Acadêmico Saúde, Ambiente e Trabalho
• Doutorado Acadêmico Biociências – IMS – Campus Vitória da Conquista
• Doutorado Acadêmico em Meio Ambiente, Águas e Saneamento
• Doutorado Profissional em Saúde Coletiva
• Mestrado Profissional em Saúde da Família (em associação)

Imagem de freepik