Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA aprova vagas extras para técnicos em cursos de graduação, mestrado e doutorado

A Universidade Federal da Bahia terá uma nova modalidade de ingresso em seus cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu voltada especificamente aos servidores técnico-administrativos da instituição. Por decisão do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE), tomada na reunião do dia 16 de agosto, a UFBA passa a ter uma vaga supranumerária (ou seja, uma vaga extra) reservada aos técnicos em cada um de seus cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Essa aprovação denota o compromisso da instituição com a valorização e a formação continuada dos seus servidores, bem como com o permanente aperfeiçoamento do trabalho na UFBA. Ao mesmo tempo, demonstra o compromisso dos técnicos com a qualidade e a excelência da instituição, ao terem feito a proposta, que foi integralmente acolhida e encaminhada pela Administração Central.

A Universidade tem atualmente 2.918 servidores, dos quais 66% (1.926) são pós-graduados: 1.306 (44%) têm especialização; 468 (16%) têm mestrado; e 152 (5,2%) têm doutorado. Há ainda 575 técnicos com nível de graduação (19,7%) e outros 417 (14,2%) sem graduação - dos quais a maioria (331, ou 11,3% do total) têm ensino médio.

O preenchimento das vagas reservadas se dará por meio dos mecanismos de seleção e critérios de excelência já praticados nos processos seletivos da UFBA. Será levada em conta a autodeclaração e a opção pela modalidade, e não haverá diminuição dos quantitativos de vagas em disputa na ampla concorrência e reservas de vagas já existentes, tampouco das demais modalidades de vagas supranumerárias (indígenas aldeados, quilombolas, pessoas trans e refugiados).

No caso das vagas em cursos de pós-graduação stricto sensu, terão preferência os candidatos que concorrerem a vagas para titulação superior à que já possuírem. Nas vagas em cursos de graduação, terão preferência os servidores que desejem cursar sua primeira graduação. Nas duas modalidades, em caso de empate, serão privilegiadas servidoras mães de crianças e adolescentes.

As duas resoluções serão publicadas em breve.