Início >> Ufba Em Pauta >> Terceirização da mão de obra no Brasil é tema de Polêmicas Contemporâneas

Terceirização da mão de obra no Brasil é tema de Polêmicas Contemporâneas

Reflexão sobre a precarização social do trabalho

A última sessão do semestre das Polêmicas Contemporâneas, atividade promovida  pela Faculdade de Educação da UFBA, discutirá A Terceirização da mão de obra no Brasil, a partir das 19h da próxima segunda-feira (16/05).

O debate terá a presença da professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, Graça Druck; da Juíza do Trabalho na Bahia,  Andréa Presas Rocha, do ex-coordenador do Sindiquímica, Geraldo Papá e da Pro-Reitoria de Administração da UFBA.

Com o crescimento do número de trabalhadores terceirizados em todas as esferas, seja privada como pública, o que se tem observado, de acordo com a professora Graça Druck, é uma "precarização social do trabalho". A própria UFBA, possui hoje mais de 3 mil trabalhadores terceirizados, segundo a Pro Reitoria de Administração. Ao mesmo tempo, vários projetos estão em tramitação no Congresso Nacional com o objetivo de atacar diretamente os direitos do trabalhador, inclusive com a proposta que permite a terceirização para todas as atividades das empresas.

Polêmicas Contemporâneas é um componente curricular oferecida pela Faculdade de Educação para todos os cursos da UFBA e aberto à participação da sociedade, sem necessidade de pagamento de taxas ou inscrição.

Os debates acontecem no Auditório 2 da Faculdade de Educação no campus da UFBA do Vale do Canela e são transmitimos ao vivo pela pela internet pela Rádio Faced Web (www.radio.faced.ufba.br), pela TV Polêmicas (bit.ly/tvpolemicas) e Periscope (@polemicas_ufba), com intenso uso das redes sociais, entre as quais o Twitter, Identi.ca, Facebook, Instagram, Diáspora, entre outras.

O site da disciplina é www.polemicas.faced.ufba.br