Das 9 às 18h da próxima segunda-feira (05/05), acontece o I Simpósio: Desafios Modernos da Ecotoxicologia, no salão nobre do Instituto de Biologia, no campus de Ondina. O evento, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, é organizado pelos professores Toni Pablo Galindo da Universidade de Aveiro/Portugal e Rhaoul de Oliveira da Universidade de Brasília com a supervisão de Eduardo Mendes da Silva do IBIO/UFBA e debaterá a questão da poluição que permanece ainda como um grande desafio para a humanidade, embora a ciência tenha colaborado para minimizar muitos problemas.
No I Simpósio Desafios Modernos da Ecotoxicologia, que tem ainda a colaboração, em sua organização, da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia, serão apresentados diferentes tópicos que mostram o caminho do realismo ecológico da exposição e avaliação dos efeitos como o mais adequado para resolver os problemas de poluição, bem como instrumentos que possam ser desenvolvidos para alcançar este objetivo com ética e eficiência.
A Ecotoxicologia, que pode ser considerada uma ciência nova apesar dos seus 50 anos, é uma área da ciência em expansão. Alguns dos procedimentos da Ecotoxicolgia baseiam-se em abordagens simplificadas, pois estudar de forma sistematizada toda a miríade de substâncias produzidas pelo ser humano é uma tarefa interminável e um desafio que tem levado a buscar novas experimentações.
Os interessados podem conferir a programação do evento que terá a participação de professores de várias universidades como Universidade de Aveiro/Portugal, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília e Universidade Federal de Sergipe. Existem apenas 45 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail pgalindo@ua.pt.