Início >> Ufba Em Pauta >> Simpósio discute epistemologia e construção de modelos em ecologia

Simpósio discute epistemologia e construção de modelos em ecologia

Inscrição é gratuita em iv.simposio.pronex.gmail.com

Numa promoção do projeto “Integrando níveis de organização em modelos ecológicos oreditivos: aportes da epistemologia, modelagem e investigação empírica”, em conjunto com o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência Pronex/Fapesb/CNPq, acontece no dia 8 de fevereiro o simpósio "Epistemologia, modelagem matemática e a construção de modelos preditivos em ecologia". O Simpósio reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros para debater as contribuições da epistemologia e da modelagem matemática para a construção de uma ecologia com maior poder preditivo e maior impacto sobre a gestão e o manejo de problemas ambientais.. A organização está a cargo dos professores Charbel Niño El-Hani (IB-UFBA), Pedro Luís Bernardo da Rocha (IB-UFBA), Francisco Carlos Rocha de Barros Junior (IB-UFBA), Hilton Ferreira Japyassu (IB-UFBA), Blandina Felipe Viana (IB-UFBA), Leila Costa Cruz (IMS/UFBA), Raymundo José de Sá Neto (Depto. Ciências Naturais, UESB), Washington de Jesus Sant’Anna da Franca Rocha (Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Ciências da Terra e do Ambiente, UEFS).

As atividades estão programadas para o auditório do PAF III (Campus de Ondina). Pela manhã, estão previstas as palestras dos professores Pedro Bernardo da Rocha, que informará sobre o projeto, e Julien Delord, da “Equipe de recherche: Patrimoine, Histoire des Sciences et Techniques – PaHST. Université de Bretagne Occidentale, France”, que falará, em inglês, sobre “Ecology and prediction: The case of biodiversity (Ecologia e Predição: O caso da Biodiversidade)”.

À tarde, a partir das 14h, falarão Charbel Niño El-Hani (Generalizações na ecologia), Claudia Pio Ferreira, da UNESP/Botucatu (Técnicas computacionais aplicadas a modelos em  biologia e ecologia) e Herb Freedman, docente do Department of Mathematical and Statistical Sciences, University of Alberta, Canadá (Persistence and extinction in mathematical biology (Persistência e Extinção na Biologia Matemática)” – também esta palestra será proferida em inglês.

O simpósio é gratuito, mas necessita de inscrição, que deve ser feita através do email iv.simposio.pronex@gmail.com, informando o nome do simpósio em que está se inscrevendo.