Início >> Ufba Em Pauta >> Secretaria da Educação publica edital para seleção de professores

Secretaria da Educação publica edital para seleção de professores

Também estudantes de licenciatura podem concorrer

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (30 de dezembro) o edital da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para selecionar profissionais para as escolas estaduais. São 3.302 vagas, sendo 1.093 para professor e 2.209 para assistente de atividade administrativa, ambos em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). As vagas para professor são, em sua maioria, nas disciplinas Matemática, Física e Química, mas existem vagas também em outras áreas, com exceção de Língua Portuguesa. Os professores selecionados irão atuar nas localidades que não tiveram aprovados no concurso realizado este ano, do qual a Secretaria já convocou 3.261 candidatos. Podem participar da seleção de professores profissionais de nível superior com licenciatura ou bacharelado e também estudantes de licenciatura a partir do sexto semestre. Para assistente de atividade administrativa, é necessário ter nível médio completo.  Em Salvador e Região Metropolitana, são 64 vagas para docentes e 813 para a outra função.

O edital está disponível, também, no Portal da Educação www.educacao.ba.gov.br e no site da site www.consultec.com.br. A inscrição acontece de 4 a 12 de janeiro e será realizada exclusivamente no site www.consultec.com.br. A prova vai acontecer no dia 29 de janeiro (domingo) em todas as cidades-polo das 33 Diretorias Regionais de Educação do Estado e os aprovados estarão nas escolas da rede estadual de ensino para o início do ano letivo de 2012. “Os novos profissionais vão complementar o quadro de servidores nas unidades escolares, fortalecendo o processo educacional e garantindo o direito de aprender a todos os estudantes da rede estadual”, disse Claudia Cruz, superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado.

A inscrição custa R$17,44 para os candidatos a assistente de atividade administrativa, R$32,44 para professores e só será efetivada com o pagamento do boleto que é gerado no site www.consultec.com.br. Os rendimentos iniciais para professores variam de R$ 779,20 a R$ 976,78. Para o cargo administrativo, a remuneração é equivalente ao salário mínimo.

As provas vão ser compostas por 50 questões. Para professor, são 30 questões de conhecimentos gerais (15 de Língua Portuguesa e 15 de conhecimentos contextuais) e 20 de conhecimentos específicos (10 de conhecimentos específicos da organização dos sistemas de ensino e 10 de conhecimentos por área / disciplina). Para assistente de atividade administrativa também são 30 de conhecimentos gerais (só que 15 de Língua Portuguesa e 15 de conhecimentos contemporâneos) e 20 de conhecimentos específicos.