Início >> Ufba Em Pauta >> Ryoko Katena Veiga - Nota de pesar

Ryoko Katena Veiga - Nota de pesar

A Universidade Federal da Bahia lamenta, com profundo pesar, o falecimento da professora aposentada da Escola de Música (EMUS) Ryoko Katena Veiga, na última quinta-feira, dia 22. A professora foi cremada, segundo a tradição japonesa, nesse mesmo dia.

Nascida no Japão, iniciou sua carreira no Brasil com recitais e concertos no 67º aniversário da Imigração Japonesa. Pianista de talento incomparável, lecionou na EMUS, colaborando para a formação de inúmeros dos egressos de nossa escola. Sua atuação na EMUS também se deu no Programa de Pós-graduação, onde merece destaque sua notável contribuição à pesquisa em Performance no Brasil. Em outra escola de música — desta vez, a Juilliard School — Rioko conheceu o também professor (e ex-diretor) da EMUS Manoel Veiga que, de colega de classe, tornou-se seu parceiro na vida e na música por 62 anos. O casal teve duas filhas, Christina e Andréa.

A UFBA expressa a sua solidariedade ao professor Manoel Veiga, aos demais familiares, colegas e amigos da brilhante pianista.