Início >> Ufba Em Pauta >> Roberto Romano - Nota de pesar

Roberto Romano - Nota de pesar

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do filósofo Roberto Romano da Silva, vítima da Covid-19.

Roberto Romano tinha 75 anos e era professor aposentado de ética e política da Universidade Estadual de Campinas. Amigo de primeira hora da UFBA, Romano manteve forte interlocução com nossa Universidade ao longo de sua trajetória, em especial com as faculdades de Educação (Faced) e de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH). Sua participação em eventos e bancas organizados pelo Departamento de Filosofia e pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia foram fundamentais para formação de estudantes e para a consolidação da área na UFBA.

"O Brasil perde um intelectual de grande envergadura e, certamente, uma voz importantíssima neste momento, resistindo aos ataques autoritários que nosso país sofre", afirmou o reitor João Carlos Salles, que foi aluno de Romano. A convite do reitor, o filósofo proferiu, em junho de 2020, a conferência de encerramento do I Congresso da Andifes.

A UFBA se solidariza aos familiares, amigos, colegas e admiradores do professor Roberto Romano.