Início >> Ufba Em Pauta >> Professoras do Instituto de Letras recebem título de Professor Emérito

Professoras do Instituto de Letras recebem título de Professor Emérito

As professoras do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia Jacyra Andrade Mota e Célia Marques Telles receberão, às 16 horas da próxima quinta-feira, 17 de junho, o título de Professor Emérito. A sessão solene de outorga, presidida pelo reitor João Carlos Salles e pela diretora do Instituto de Letras, Fernanda Almeida Vita, em formato virtual, será transmitida pela TV UFBA. A homenagem reconhece décadas de contribuíção das professoras e pesquisadoras às letras e ao ILUFBA, aliando dedicação e profundo conhecimento, magistralmente transmitidos a gerações de estudantes de graduação e pós.

Jacyra Andrade Mota é graduada em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1961), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (1980) e doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora Associada II da Universidade Federal da Bahia, credenciada como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) através do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados (PROPAP). Como pesquisadora e bolsista do CNPq, atuou, principalmente, nas subáreas: Sociolinguística e Dialetologia, participando do projeto Atlas Linguístico do Brasil - Membro do Comitê Nacional que coordenou, com a função de Diretora - Executiva, de 1996 a 2018 e Presidente, desde setembro de 2018.

Célia Marques Telles é professora titular da Universidade Federal da Bahia. Graduada em Letras Neolatinas pela Universidade Federal da Bahia (1965), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1971), Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1982) e Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1988). Em setembro de 2012 aposentou-se como Professor Titular de Filologia Românica da Universidade Federal da Bahia e permanece como docente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Linguística Histórica, com ênfase em Linguística Românica e Filologia Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: manuscritos, resgate da memória cultural, crítica textual moderna, literatura de viagens (século XVI) e análise de fatos linguísticos românicos.