Início >> Ufba Em Pauta >> Professor Uallace Moreira é o novo secretário do Ministério do Desenvolvimento

Professor Uallace Moreira é o novo secretário do Ministério do Desenvolvimento

O professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Uallace Moreira Lima, é o novo secretário de Desenvolvimento Industrial, Comércio Serviços e Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A sua nomeação, pelo Vice-Presidente da República e Ministro do MDIC Geraldo Alkimin, foi publicada nesta terça-feira, 24 de janeiro. O anúncio foi feito pelo próprio Alckmin nas redes sociais.

Uallace se encontrava na Coreia, como professor visitante do programa Capes Print da UFBA, quando foi convidado a integrar a equipe de transição, que formulava a proposta de construção do novo MCDI. A partir daí surgiu o convite para integrar a equipe do ministério, que ele aceitou, destacando a importância da missão: “Trata-se de um desafio de interesse nacional, o de reindustralizar o Brasil, um desafio de Estado. Espero contribuir com essa missão de um estado, de um país, de uma nação, que é industrializar, fortalecer as suas estruturas produtivas para que o Brasil alcance um estágio de desenvolvimento econômico maior e se concretize, de fato, a sua condição de uma grande nação”.

O professor destaca os seus laços com a UFBA, onde cursou a graduação e retornou como professor, em 2015, após concluir mestrado e doutorado na Unicamp. “Os professores da Faculdade de Economia da UFBA foram sempre referência na minha trajetória acadêmica. Hoje eu leciono com professores que foram meus professores. Eu tenho muito orgulho disto.”

Sobre ele, declarou Geraldo Alkimin: “Uallace Moreira será o Secretário de Desenvolvimento Industrial, Comércio Serviços e Inovação do MDIC. Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Uallace é um dos maiores estudiosos brasileiros sobre o setor industrial, tendo participado ativamente dos debates sobre a concepção do novo ministério durante a transição de governo”.

Uallace Moreira Lima é professor adjunto da Faculdade de Economia da UFBA. Atua na área de Economia Internacional, História Econômica e Economia Brasileira, com ênfase em estudos sobre o Setor Externo Brasileiro e Coreia do Sul, Desenvolvimento Industrial Brasileiro e da Coreia do Sul. Foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa em Econômica Aplicada (IPEA) e pesquisador visitante do Korea Institute for International Economic Policy (KIEP).