Início >> Ufba Em Pauta >> Pró-reitoria de Extensão divulga diretrizes do Plano Cultura, Arte e Patrimônio da UFBA, que irá a consulta pública

Desde janeiro de 2023, a UFBA tem realizado uma intensa agenda eventos e debates visando à elaboração de um Plano de Cultura, Artes e Patrimônio para a universidade. O intuito principal deste processo foi a escuta e mobilização da comunidade visando a construção de convergências e identificação de prioridades para o estabelecimento de diretrizes para o documento.

No dia 27 de março de 2024 foi realizada uma importante edição do Encontro de Cultura, Arte e Patrimônio na UFBA. No turno da manhã, a comunidade se subdividiu em cinco Grupos de Trabalho com os seguintes temas: Cultura; Artes; Patrimônio, Memória e Museus; Saberes Tradicionais e Culturas Populares; e Cultura e Diversidade. No turno da tarde, no Salão Nobre da Reitoria, após uma palestra do Prof. Sandro Correia (Pró-Reitor de Cultura da UFC) com temática “Os desafios para o campo cultural nas universidades brasileiras”, foi realizada uma plenária para discussão e aprovação das Diretrizes apreciadas nos Grupos de Trabalho. Veja fotos do evento.

Foram consolidadas 15 diretrizes do Plano Cultura, Arte e Patrimônio da UFBA, subdivididas em diretrizes gerais, específicas à cada eixo e transversais. O documento resultante da plenária está disponível, clique aqui para conferir.

Após a finalização da redação de uma minuta, o Plano Institucional será submetido a consulta pública. Uma vez consolidadas as sugestões, o documento será encaminhado ao Conselho Universitário da UFBA, para apreciação e deliberação.