Início >> Ufba Em Pauta >> Prêmio Odebrecht de sustentabilidade distingue alunos da UFBA

Prêmio Odebrecht de sustentabilidade distingue alunos da UFBA

Trabalho teve orientação de Jardel Pereira Gonçalves

As Organizações Odebrecht divulgaram nesta terça-feira (27 de dezembro) os vencedores do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável Brasil 2011. Os estudantes da UFBA Ártano Silva dos Santos (Engenharia Civil), Marina da Silva Garcia (Arquitetura) e Thainá Reis de Almeida Coelho (Arquitetura),  orientados pelo Prof. Jardel Pereira Gonçalves (Departamento de Construção e Estruturas), conquistaram o terceiro lugar com o trabalho "Proposta de habitação de cunho socioambiental aliada à inovação tecnológica da construção".

O trabalho apresenta uma nova concepção no desenvolvimento do projeto para habitação de interesse social. A proposta de habitação de cunho socioambiental (HSA) inova ao associar conceitos da sustentabilidade, como conforto térmico, eficiência energética, economia de recursos naturais e inclusão social. Além disso, as inovações tecnológicas propostas atentam para questões de construtibilidade, tendo o trabalho sido desenvolvido não só com o intuito de atender às necessidades básicas da população que virá a ser beneficiada, como o de otimizar o processo da construção civil, tornando-o mais eficiente e sustentável.