Início >> Ufba Em Pauta >> Pesquisadores discutem cibercultura no SimSocial em outubro

Pesquisadores discutem cibercultura no SimSocial em outubro

Atividades acontecerão na Faculdade de Comunicação

O Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade: Práticas Interacionais em Rede (SimSocial) é um evento de cunho acadêmico destinado a promover debates e circulação da pesquisa produzida sobre as tecnologias digitais e sociabilidade no Brasil e no mundo.  Idealizado pelo Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS), que compõe o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (PósCom), o simpósio acontecerá nas dependências da Faculdade da Comunicação desta universidade, em Salvador, nos dias 10 e 11 de outubro. Neste ano, o evento contará com a participação de cinco pesquisadores do campo da cibercultura, que estarão apresentando suas pesquisas mais recentes durante várias atividades da programação.

Na manhã do dia 10 de outubro, a Profa. Raquel Recuero (UCPEL) fará a conferência de abertura. Recuero é uma referência importante nas pesquisas acerca das redes sociais na internet, tendo publicado recentemente o livro Conversações em Rede: A Comunicação Mediada pelo Computador e as Redes Sociais na Internet.

Logo após, ocorrerá uma mesa-redonda com o tema “Metodologia de pesquisa na Internet”, com Marcos Palácios e Adriana Amaral. Palácios é professor da UFBA e vem pesquisando sobre temas relacionados à cibercultura há mais de 10 anos, principalmente sobre o jornalismo na internet – sendo um pioneiro nessa área. Já Amaral é professora da Unisinos e, além de pesquisar temas relacionados a culturas e entretenimento nos ambientes da internet, tem uma produção sobre aspectos metodológicos na área, sendo uma das autoras do livro Métodos de Pesquisa para Internet (2011).

No final do primeiro dia, o professor da UFBA Edvaldo Couto será o conferencista. Vinculado ao Departamento de Educação da referida universidade, Couto atualmente desenvolve a pesquisa Cibercultura e Educações: Narrativas de professores nas redes sociais digitais, além de ter recentemente organizado diversos livros sobre processos cognitivos nos ambientes dos sites de rede sociais.

No dia 11, as atividades do SimSocial se encerram com a conferência do Prof. André Lemos. Um dos pesquisadores mais influentes do campo da cibercultura no país, Lemos tem várias publicações acerca de processos de subjetivação nos ambientes digitais e vem trabalhando mais recentemente com discussões acerca do espaço e das tecnologias móveis principalmente a partir da perspectiva da Teoria Ator-Rede.

O SimSocial ainda contará na sua programação com apresentação de trabalhos e lançamento de livros. Em breve será disponibilizada a chamada para trabalhos, a serem submetidos nos cinco Núcleos Temáticos, bem como a relação dos livros a serem lançados na segunda edição do evento.

Histórico

A primeira edição do Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, realizada em 2011 reuniu um importante painel sobre a pesquisa em tecnologias digitais e sociabilidade realizada no Brasil. Foram submetidos cerca de 80 trabalhos, originados de 15 estados brasileiros e Distrito Federal: AL, AM, BA, DF, GO, MA, MG, PA, PI, PB, PR, RJ, RS, SC, SP, TO. Isso representou, de modo geral, uma importante articulação realizada no nosso estado, congregando pesquisadores e estudiosos de diversos lugares do Brasil.

Além disso, o evento, por trabalhar a discussão sobre as mídias sociais, conseguiu colocar a hashtag #SIMSOCIAL2011 nos trending topics do Twitter, durante a manhã do dia 14 de outubro de 2011, ampliando o espectro de abrangência do evento – que teve toda a sua programação do auditório transmitida de forma online. A clipagem do evento, assim como outras informações adicionais, está disponível de forma eletrônica em http://gitsufba.net/simposio/.

Durante o SimSocial 2011 foram realizadas três conferências, proferidas pelos convidados Fernanda Bruno (UFRJ), com o título “O que diz um traço pessoal digital? Monitoramento, saberes e redes sociotécnicas”, Massimo di Felice (USP), com o tema “Redes Sociais na Internet” e Simone de Sá (UFF), com o título “Entretenimento e Redes Sociais”, além de 11 sessões de trabalho, nas quais foram apresentadas 38 comunicações, de forma oral. Realizou-se, ainda, uma mesa-redonda com a temática “Ampliação do uso das Mídias Sociais: desdobramentos possíveis”, onde estiveram presentes os Professores Doutores membros do GITS: José Carlos Ribeiro, Maria Lucineide Fontes e Fabrício de Souza. Maiores informações no site do evento gitsufba.net/simsocial ou através do e-mail simsocial@gitsufba.net.