Pesquisadores do Laboratório de Biotecnologia e Química de Microrganismos do Instituto de Química da UFBA (LBQM-IQ), juntamente com pesquisadores do Instituto de Física da UFBA (LAPO e LAMUME /IF) e do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Uneb criaram um inovador método de síntese de microtubos metálicos que imitam a forma de diferentes espécies de fungos filamentosos. No trabalho, são explorados os conceitos da biomimética e biomimetismo que consistem em utilizar estruturas produzidas pela natureza para dar forma a materiais inorgânicos, que são inacessíveis através de rotas clássicas de síntese.
Os resultados do trabalho foram publicados como "communication" na Revista Biomaterials Science e podem ser acessados livremente neste link. O artigo já é considerado um dos mais visitados na publicação, cuja influência é grande no meio cientifico.
Toda a pesquisa de produção e caracterização dos novos materiais foi executada na Bahia com apoio da Fapesb, do Laboratório Multiusuário de Microscopia Eletrônica da UFBA (LAMUME/IF) e do Serviço de Microscopia Eletrônica da Fundação Gonçalo Muniz – Fiocruz.