Início >> Ufba Em Pauta >> Pós-graduação em Engenharia Industrial festeja centésima defesa

Pós-graduação em Engenharia Industrial festeja centésima defesa

Defesa é no Auditório Magno Valente, da Politécnica

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da UFBA (PEI), festeja na próxima segunda-feira (9 de abril) a defesa de sua centésima dissertação, com a apresentação do trabalho do mestrando Victor Emmanuel Andrade, intitulado "Sistema de detecção e diagnóstico de falhas na engrenagem de um compressor de gás natural utilizando lógica Suzzy tipo 2". A apresentação é no Auditório Magno Valente da Escola Politécnica, a partir das 9h, perante a banca formada pelos professores Marcelo Embiruçu e Cristiano Fontes (orientadores), mais Ney Soma (Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA-SP) e Luiz Cláudio Oliveira Lopes (Universidade Federal de Uberlândia - UFU).

O PEI é o primeiro Programa de Pós-Graduação em Engenharia na Bahia a completar a 100.ª defesa, dentre elas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Este é um marco para a Escola Politécnica e para a UFBA, que vem assim contribuir para o desenvolvimento tecnológico do Estado e consequentemente do país à medida que forma profissionais altamente qualificados, requisito básico para manutenção da competitividade do Brasil no cenário internacional. A expansão da oferta de trabalho em engenharia, com novas demandas tecnológicas e de inovação, exige profissionais cada vez mais preparados, e a formação de um número expressivo de mestres e doutores em engenharia industrial consolida o PEI e a Escola Politécnica da UFBA como agentes de fomento à engenharia no Estado, que tem demonstrado carência na formação de recursos humanos.