Início >> Ufba Em Pauta >> Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas faz provas neste sábado

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas faz provas neste sábado

Serão aplicadas provas Teóricas e Experimentais

Estudantes de escolas públicas de 170 municípios baianos farão neste sábado, das 14 às 17 horas, a última etapa da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP2012), resolvendo provas Teóricas e Experimentais. Da Bahia foram classificados 2020 estudantes, dos 80 mil inscritos na primeira etapa. Em todo o Brasil serão 40 mil estudantes, do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental, do total de um milhão e duzentos mil inscritos na primeira fase. Em Salvador os classificados farão as provas no PAFI, no Campus de Ondina e no Interior do Estado as provas serão aplicadas em 52 cidades. A lista com os locais de aplicação encontra-se na página www.obfba.fis.ufba.br.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, com apoio do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Na Bahia essa Olimpíada é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as quatro universidades estaduais, a UFRB e a UNIVASF. A OBFEP, aplicada como projeto piloto em 2010 e 2011 em quatro estados (Bahia, Piauí, Goiás e São Paulo) e estendida a todo território nacional a partir deste ano, visa a valorização da escola pública e a melhoria do ensino e estudo das ciências. De um ponto de vista mais geral, a OBFEP se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola, e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.

Maiores informações podem ser obtidas com a coordenadora estadual da OBFEP, Profa. Maria das Graças R. Martins, do Instituto de Física da UFBA, pelo telefone (71) 3283-6610 ou na página www.obfba.fis.ufba.br e no site da OBFEP Nacional (www.obfep.org.br).