Início >> Ufba Em Pauta >> Obra do Prof. Mário Mendonça chega à quarta edição

Obra do Prof. Mário Mendonça chega à quarta edição

Publicação da Edufba já está disponível

Está disponível a quarta edição do livro “Tecnologia da conservação e da restauração: materiais e estruturas”, de Mário Mendonça de Oliveira, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). Professor de restauração, diplomado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia em 1961 e com extenso currículo na área, Mário Mendonça de Oliveira sentiu-se na obrigação de registrar, nesta publicação, os principais pontos críticos de seu exercício, na prática e na teoria. Desta forma, Tecnologia da Conservação e da Restauração é uma iniciativa contra a dificuldade de encontrar bibliografia especializada sobre a conservação e restauração da produção arquitetônica humana, trazendo informações fundamentais sobre o assunto, de modo objetivo e detalhado, fazendo desde uma revisão histórica, até análises, explicação de fatores de degradação e muito mais, a partir de figuras ilustrativas e presença de bibliografia complementar sobre estruturas e sobre materiais.
Mário Mendonça de Oliveira, diplomado pela Faculdade de Arquitetura da UFBA em 1961, foi, posteriormente, seu diretor e primeiro coordenador de curso. Ensinou História da Arquitetura nessa instituição durante 32 anos. Aposentado, continua lecionando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, na área de Conservação e Restauração de Monumentos. Possui especialização através da Università degli Studi di Firenze. É consultor do IPHAN e coordenador do Núcleo de Tecnologia da Preservação e Restauração. Possui cerca de 80 trabalhos publicados e exerce a terceira gestão como membro dos Comitês Assessores do CNPq, entidade da qual é pesquisador 1-A.