Início >> Ufba Em Pauta >> O Santo Inquérito de Dias Gomes estreia no Teatro Martim Gonçalves da UFBA

O Santo Inquérito de Dias Gomes estreia no Teatro Martim Gonçalves da UFBA

Peça usa a inquisição para discutir questões atuai

Escrito pelo dramaturgo baiano Dias Gomes, o espetáculo o Santo Inquérito ganha remontagem pelo grupo Os Disponíveis de Teatro, propondo uma reflexão sobre a necessidade de nos posicionarmos frente às questões da vida. Sua estreia acontece no dia 05 de fevereiro, às 20h, no Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA. A entrada é gratuita. O espetáculo permanece em cartaz entre os dias 05 e 10 de fevereiro, sempre às 20h, exceto no domingo quando a apresentação começa às 19h.

A montagem é peça de formatura do diretor Otávio Correia no curso de Direção Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O enredo gira em torno da personagem Branca Dias que, ao salvar um padre de afogamento através de respiração boca-a-boca, é inquerida por ele sobre seus posicionamentos e visões de vida. O sacerdote então descobre que ela mantinha práticas libertárias e desafiadoras aos padrões da época, como a não ir à Igreja e a saber ler, mesmo sendo uma mulher. Inconformado com seu jeito de ser, ele a denuncia ao Santo Inquérito. A partir daí a vida da jovem muda completamente, pois ela e seus familiares são vigiados, perseguidos e coagidos pela Igreja.

Os Disponíveis de Teatro – Grupo formado por artistas e produtores da Escola de Teatro da UFBA, responsáveis pela montagem dos espetáculos infantis “Pinno, ou Fannie” e “Jack, a do mal. Ou não”, esse último rendeu a atriz Bárbara Laís a indicação ao Prêmio Braskem de Teatro 2019 na categoria Revelação. Em sua trajetória, “Os Disponíveis” buscam trabalhar com textos que provoquem a investigação e descoberta do eu, enquanto força transformadora do mundo.

Elenco

Bira Freitas – Padre Bernardo