Início >> Ufba Em Pauta >> Manifestação da UFBA contra o corte de verbas do CNPq

Manifestação da UFBA contra o corte de verbas do CNPq

A ciência brasileira mais uma vez é atacada. Agora, por solicitação do Ministério da Economia, sem qualquer respeito à produção científica em curso e mesmo sem a mínima consideração aos próprios órgãos de governo responsáveis pela gestão da área de ciência e tecnologia, foram cortados cerca de R$ 600 milhões do CNPq. Tal corte anula a necessária suplementação orçamentária anteriormente concedida e compromete, entre outras ações, o Edital Universal do CNPq, que, ao longo dos anos, tem sido uma fonte insubstituível para a pesquisa em todas as áreas, níveis e graus de complexidade em nosso país.

Este é sim mais um ataque, pois se soma a uma série de medidas e cortes que neste governo têm comprometido toda educação superior e toda capacidade de produção brasileira em ciência, inovação, tecnologia, cultura e arte. Os cortes ao orçamento das universidades federais, a retirada de investimentos para infraestrutura de pesquisa, o corte de recursos da assistência estudantil, o corte de bolsas, o comprometimento da avaliação pela Capes: tudo isso sinaliza uma opção autoritária e deliberada pelo obscurantismo.

A Universidade Federal da Bahia, por decisão unânime do seu Conselho Universitário, associa-se, então, ao conjunto de instituições e entidades que repudiam mais esse corte, pois ele significa sim um duro golpe na ciência e na inovação e prejudica o desenvolvimento nacional, além de ir em direção contrária à Lei 177/2021, aprovada por ampla maioria no Congresso Nacional e que protege o orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ao apagar as luzes e comprometer a ciência e nossas instituições de ensino e pesquisa, o governo parece pretender retirar a possibilidade de encontrarmos uma saída como uma nação intelectualmente independente e verdadeiramente democrática. Não podemos aceitar mais esse ataque.