No dia 24 de abril às 9h, no Auditório do Centro de Recursos Humanos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, em São Lazaro, acontecerá o lançamento do livro “Capitalcracia: a crise como exploração humana e degradação ambiental” do professor da UFSC, Valcionir Corrêa. Durante o evento promovido pelo AGROREDE-UFBA, o autor também palestrará sobre o tema da obra.
O livro
Em suma, o livro trata da intensificação da exploração dos trabalhadores como a saída construída pelo capitalismo no contexto da crise estrutural. A estratégia adotada da obsolescência planejada das mercadorias, para aumentar a rotatividade consumista, torna-se o padrão atual de extração da mais-valia, contribuindo com a intensificação da exploração dos trabalhadores e do meio ambiente.
Desse produtivismo, o aumento da poluição é sua consequência e o mundo único se consolida com a economia mundializada. Neste contexto da globalização neoliberal, os imperativos da expansão e acumulação capitalistas se revelam como um Sistema Capitalcrático, ou seja, uma configuração decorrente da síntese de um poder da classe economicamente hegemônica, com sua totalização política, enquanto um império de classe na ordem mundial.