Início >> Ufba Em Pauta >> José Arthur Giannotti - Nota de pesar

José Arthur Giannotti - Nota de pesar

A UFBA lamenta o falecimento do filósofo José Arthur Giannotti, aos 91 anos.

Professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), José Arthur Giannotti foi um dos grandes nomes da filosofia e do pensamento no Brasil. Seu trabalho, marcado pela originalidade, sofisticação e rigor, teve papel central no desenvolvimento da filosofia no país, contribuindo para o estabelecimento de um padrão de qualidade não só para essa área, como para todo o pensamento brasileiro na contemporaneidade.

Giannotti teve também uma destacada atuação institucional, em especial na fundação e consolidação do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), um dos grandes núcleos do pensamento social, político e filosófico do país. No Cebrap, Giannotti coordenou a área de filosofia e também o Programa de Formação de Quadros Profissionais.

A exemplo de outras grandes universidades brasileiras, a UFBA manteve um relacionamento de longa data com Giannotti, que ministrou cursos e atuou em bancas em nossa instituição, contribuindo de maneira marcante na formação de gerações de pesquisadores.

Enlutada, a UFBA se solidariza aos familiares, amigos, colegas, alunos e admiradores do professor Giannotti.