Início >> Ufba Em Pauta >> Isabela Cardoso assume secretaria do Ministério da Saúde

Isabela Cardoso assume secretaria do Ministério da Saúde

Isabela e a ministra, na cerimônia de posse

A professora e pesquisadora Isabela Cardoso, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, é a nova secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde. O anúncio oficial foi realizado nesta segunda-feira (2), durante a cerimônia de posse da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília. Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a nova gestão será pautada, sobretudo, pela ciência e pelo diálogo com a comunidade científica. Ela também destacou o compromisso da pasta de fortalecer a vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS). "Temos muita convicção na proteção das vacinas e lembro para os brasileiros completarem o esquema vacinal", disse.

Graduada em Serviço Social, com mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Administração, Isabela Cardoso é professora permanente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA desde 2009. Atuou como diretora do ISC/UFBA no período de 2013 a 2021. Foi superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 2007 a 2009, e chefe de Gabinete da Reitoria da UFBA, de 2002 a 2006.

Líder do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Educação e Gestão em Saúde”, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Atualmente, é também coordenadora do Observatório de Análise Política em Saúde do ISC/UFBA, onde lidera os seguintes eixos de pesquisa: Modelos de Gestão Hospitalar no SUS, Trabalho e Educação na Saúde, Educação Permanente em Saúde. No curso da pandemia de Covid-19, coordenou ainda as investigações do projeto ObservaCovid, amplo estudo cujo foco é analisar os modelos, estratégias e ações de vigilância em saúde em distintos níveis de atenção, para a redução da exposição ao risco de contaminação da Covid-19 na população e em trabalhadores de saúde.