Início >> Ufba Em Pauta >> Homenagem na Câmara Municipal de Salvador ressalta as contribuições sociais da UFBA

Sessão reune artistas, políticos e comunidade acadêmica

A sessão solene da Câmara Municipal de Salvador, proposta pelas vereadoras Vânia Galvão e Aladilce Souza, em homenagem aos 70 anos da UFBA aconteceu na noite de terça-feira, 21. A cerimônia foi aberta com uma apresentação do Madrigal da UFBA. Depois da execução do hino nacional, foram apresentadas pelo coro canções populares como “Caçador de Mim”, imortalizada na voz de Milton Nascimento, e uma composição do Maestro Fred Dantas. Na sequência, o grupo Poesia em Trânsito declamou poemas, entre os quais obras de Castro Alves e Gregório de Mattos.

Participaram do homenagem o reitor João Carlos Salles, o vice-reitor Paulo César Miguez e os ex-governadores do Estado da Bahia Roberto Santos – professor emérito e reitor da UFBA (1967-1971), e Waldir Pires. O evento contou também com a participação da presidente da Associação dos Professores Universitários da Bahia (APUB), Cláudia Miranda, e do coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Matheus Assis.

A vereadora Vânia Galvão, primeira oradora da noite, destacou a importância da UFBA para a democratização de oportunidades para os jovens que acessam os cursos de graduação e pós-graduação da instituição todos os anos. “A UFBA é uma referência na promoção da educação e da cultura. É um ambiente de fomento das capacidades cognitivas, propício para a realização de sonhos profissionais e uma formação cidadã”, disse a parlamentar, que apontou a condição da UFBA de estimular mentes criativas para contribuir com o desenvolvimento social e ressaltou os serviços, inclusive os de saúde, que são oferecidos à população pela universidade.

A fala da vereadora Aladilce apontou o papel fundamental da Universidade para ajudar a superar os grandes desafios que se apresentam no cenário atual. Em sua concepção, a academia e a ciência são muito importantes para qualificar os mandatos políticos e embasar os debates de temas como saúde, educação, economia, desigualdades sociais e violência urbana. Ela afirmou que a UFBA é um celeiro de atores sociais, formando artistas, gestores, quadros políticos e profissionais qualificados nas diversas áreas do conhecimento que muito têm contribuído com país.

O amor que nutrem pela UFBA todos aqueles que fazem parte da história da instituição foi ressaltado pelo reitor João Carlos Salles, que citou o exemplo de personalidades como Roberto Santos e Waldir Pires, que sempre estiveram próximos da universidade, com relevantes contribuições. “A UFBA guarda o sentido da coisa pública, que visa o bem coletivo. É um projeto interdisciplinar e voltado para uma formação cidadã, para além dos interesses de mercado” afirmou o reitor, que ressaltou a importância de investir em áreas como a assistência estudantil e a internacionalização da Universidade.

O reitor classificou a UFBA como uma instituição singular, maior do que a simples soma das suas unidades de ensino, uma instituição de grande relevância social que supera intempéries, a falta de recursos e precariedades contingenciais. Salles chamou atenção para a existência de setores reacionários que pretendem a privatização do ensino superior no Brasil e reafirmou o seu compromisso em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, fazendo valer os princípios da instituição e resistindo aos tempos mais difíceis. “A UFBA é um espaço para formar cidadãos. Um lugar para ser celebrado e viver os nossos sonhos”, concluiu.

Cláudia Miranda, presidente da APUB, falou sobre a necessidade de defender a educação pública, a sua autonomia e liberdade de pensamento. A professora destacou também a contribuição da UFBA na estruturação de quatro novas universidades criadas na Bahia, apoiando o processo de expansão do ensino superior no país. No entanto, ela denunciou que o setor educacional está sendo ameaçado por uma série de cortes de recursos.

O coordenador geral do DCE, Matheus Assis, falou sobre a implantação de medidas importantes em anos recentes, como a política de cotas e o processo de interiorização do ensino superior, citando como exemplo a criação do novo campus da UFBA na cidade de Camaçari, que leva o nome de Carlos Marighela. Ele afirmou que o movimento estudantil está na luta em defesa de um projeto político que inclui o povo brasileiro dentro da universidade.

A homenagem da Câmara Municipal de Salvador faz parte de uma série de atividades que estão sendo realizadas para celebrar os 70 anos da UFBA. A Universidade Federal da Bahia foi oficialmente instituída no dia 02 de julho de 1946. A publicação UFBA em Números 2016, que apresenta os principais indicadores sobre a Universidade Federal da Bahia, revela que a "população total" da Universidade, somados quadro funcional e corpo estudantil, reúne atualmente 47.065 pessoas. A UFBA já superou a marca de 100 mil graduados - foram ao todo 104.241 profissionais formados ao longo de sua história.