Início >> Ufba Em Pauta >> Historiador da UFBA lança livro na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior

Historiador da UFBA lança livro na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior

Obra foi editado pela EDUFBA

A partir das 16h30 de hoje (24/07), acontece o lançamento do livro “Nas margens, no leito seco”, do historiador Luis Henrique Dias Tavares, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, localizada no Rio Vermelho.  A obra que foi produzida pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) tem como cenário a cidade de Salvador na década de 1920, estendendo-se também a Ilhéus, localizada no sul da Bahia, e a Florença, na Itália.

O livro é narrado pelo personagem principal, Juca e conta a história do jovem, que em sua primeira missão como repórter se apaixona por Gina, italiana trazida para Salvador para trabalhar na casa de uma “exploradora de mulheres”. A partir dos acontecimentos que cercam o casal, o autor enfatiza detalhes que revelam a mentalidade da época, documentando os costumes, valores, a moralidade e as tolerâncias daquela sociedade.

O prefácio da obra é assinado pelo escritor e doutor em letras Aleilton Fonseca, que afirma: “... o leitor percebe a proximidade do texto literário com o estilo do registro historiográfico, podendo confundir, deliberadamente ou não, a ficção com a realidade factual. O texto seria percebido, assim, como um relato de época, de caráter memorialístico ou até mesmo biográfico.”

Já o posfácio é da historiadora Consuelo Novais Sampaio, membro da Academia de Letras da Bahia e professora aposentada da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Ela apresenta a biografia do autor, que foi orientador de sua primeira dissertação de mestrado, ainda no período da Ditadura Militar.

O Autor

Luis Henrique Dias Tavares é doutor em História, professor titular de História do Brasil da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, membro da Academia de Letras da Bahia, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia Portuguesa de História.  Também foi jornalista e diretor do Arquivo Público do Estado da Bahia (1959 a 1969).