“A construção da imagem ocupa espaços importantes na atualidade e o papel do fotógrafo em veículos de comunicação é essencial para a construção das matérias e outros registros”, disse na manhã da sexta feira, 15 de julho, o estudante de jornalismo CíceroCotrim, monitor do Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação da UFBA(Labfoto/Facom), durante a mesa “A experiência fotográfica do Labfoto: arte, documental e jornalismo”. Coordenado pelo professor Rodrigo Rossoni, o Labfoto faz parte do Programa de Formação de Fotógrafos, composto por 17 integrantes, que forma fotógrafos no campo do fotojornalismo e da fotografia documental contemporânea.Foram apresentados alguns projetos que o laboratório desenvolveu ao longo dos anos (coberturas fotográficas, projetos autorais e editoriais), assim como fotografias importantes para a memória da UFBA.
Outro palestrante, Eduardo Assunção, estagiário do laboratório, desenvolveu em 2014 a cobertura fotográfica sobre a poluição provocada pela distribuição e descarte inadequado de impressos eleitorais. “Para além de saber manipular a máquina fotográfica, o fotógrafo deve ser construtor de sentidos e histórias. A fotografia não deve ser simples acessório das reportagens, mas contar uma história por inteiro”, afirmou .
Os integrantes desenvolvem habilidades em formação, produção fotográfica e pesquisa por meio do Grupo de Pesquisa em Crítica e Análise da Imagem Fotográfica (GRIP). No campo da formação, desenvolvem estudos em fotojornalismo, fotografia documental, fotografia de espetáculos e coberturas de eventos culturais. Para as atividades práticas, os estudantes realizam a cobertura fotográfica dos produtos da Facom (Jornal da Facom, Revista Lupa, Impressão Digital 126 e Revista Fraude), de eventos culturais, científicos e educativos da universidade, além da cobertura cotidiana de espetáculos culturais em teatros na cidade.