A partir das 14h deste sábado (11/05), acontece a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Na solenidade que contará com a palestra “Desvendando a Natureza: o que é a Física e o Físico?”, proferida pelo professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mário Ernesto Giroldo Valério, os estudantes premiados receberão certificados e medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Também serão entregues certificados aos professores pelo desempenho de seus alunos e placas às escolas (Municipal, Estadual e Federal) com melhor desempenho no Estado.
A OBFEP
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, com apoio do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Na Bahia essa Olimpíada é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as quatro universidades estaduais, a UFRB, a UNIVASF e a UFOB.
Participaram das duas etapas da OBFEP em 2013, estudantes de escolas públicas de 70 municípios baianos, resolvendo provas Teóricas e Experimentais. Da Bahia foram inscritos 30 mil estudantes na primeira etapa, do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental. A OBFEP, aplicada como projeto piloto em 2010 e 2011 em quatro estados (Bahia, Piauí, Goiás e São Paulo), estendida a todo território nacional a partir de 2012, visa a valorização da escola pública e a melhoria do ensino e estudo das ciências. De um ponto de vista mais geral, a OBFEP se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola, e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.
O resultado final da OBFEP2013 pode ser obtido com a Coordenadora Estadual da competição, a professora do Instituto de Física da UFBA, Maria das Graças Martins pelo e-mail mgracaobf@ufba.br. Mais informações podem ser obtidas no site local: www.obfba.fis.ufba.br ou no site nacional da OBF: www.obf.org.br