A Comissão Permanente de Arquivo da Universidade Federal da Bahia está elaborando a política de arquivo para as unidades universitárias com o objetivo de propor e acompanhar sua execução. A ação está em conformidade com o Regimento Geral da UFBA e o Regimento Interno, definido pela Resolução nº 03/2013 do Conselho Universitário (CONSUNI).
As diretrizes da política de arquivo da UFBA reafirmam o compromisso de todos os setores da Universidade em produzir, manter e preservar documentos arquivísticos confiáveis, autênticos, acessíveis e compreensíveis a fim de apoiar as funções e atividades exercidas pela Instituição e atender à Lei de Acesso à Informação.
A política e a norma referentes à gestão do acervo arquivístico serão úteis na aplicação das tabelas de temporalidade e classificação dos documentos de guarda permanente e na eliminação de documentos de guarda temporária, além da digitalização dos fundos arquivísticos. Os documentos produzidos pela Universidade e classificados como de guarda permanente necessitam de cuidados apropriados para serem conservados.
Os arquivos são considerados instrumentos de apoio à administração, às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, e como elementos de prova e informação à memória da instituição e de terceiros e, por isto, estão previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFBA. Todos os dirigentes das unidades receberão a proposta e, juntamente com sua comissão setorial, terão a oportunidade de opinar e contribuir para o aperfeiçoamento da norma e de todo o processo.