Início >> Ufba Em Pauta >> David Mumford profere conferência no Instituto de Matemática da UFBA

David Mumford profere conferência no Instituto de Matemática da UFBA

Nesta terça-feira (dia 3 de abril), o matemático inglês David Mumford, detentor da Medalha Fields de1974, considerada o “Nobel da Matemática”, e um dos grandes expoentes da Matemática da atualidade, proferirá uma palestra no Instituto de Matematica da UFBA. Atualmente pesquisador da área de Visão Computacional, o Prof. Mumford iniciou sua carreira em Geometria Algébrica / Teoria dos Números. Seus trabalhos levaram à obtenção da Medalha Fields em 1974. Nessa época, e durante muitos anos subseqüentes, trabalhou em Harvard. Interessou-se, posteriormente, por Visão Computacional e transferiu-se para Brown University, EUA, onde lidera um importante grupo de pesquisadores nessa área e em áreas correlatas. Sua contribuição à matemática é bastante ampla e ele é considerado um ótimo expositor. Há alguns anos, recebeu o  destacado Premio Wolf. Esta palestra faz parte do programa Conferências Magnas, que o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, RJ) está iniciando. Este programa, idealizado pelo Prof. Jacob Palis (presidente da Academia Brasileira de Ciências - ABC), prevê palestras de grandes nomes da matemática a serem dadas no IMPA e em outros centros. A UFBA foi escolhida para participar da inauguração deste programa de Conferências Magnas. O encontro está marcado para as 16h, no auditório do Instituto de Matemática, localizado ao Lado do PAF I, no Campus de Ondina. A palestra versará sobre o tema "Life in Infinite dimensions - a tour of its widely varying offerings".

Eis um resumo:

Riemann proposed a geometry of infinite dimensional manifolds long ago in his Habilitation talk. What I think he did not anticipate is that depending on the metric, these spaces can be so diverse. We can have so much positive curvature that conjugate points are dense on geodesics. We can have homogeneous spaces with negative curvature but finite Ricci curvature. And associated to hydrodynamics, we can have a complex curvature picture that still hasn't been untangled. We will give an illustrated tour.