Início >> Ufba Em Pauta >> Cerimônia comemorará os 105 anos da Maternidade Climério de Oliveira

Cerimônia comemorará os 105 anos da Maternidade Climério de Oliveira

Maternidade foi a primeira a ser inaugurada no Brasil

A Superintendência da Maternidade Climério de Oliveira realiza no próximo dia 27 de novembro, às 08:30, a cerimônia em comemoração aos 105 anos da Maternidade Climério de Oliveira, que ocorrerá no auditório da unidade, localizada na Rua do Limoeiro – Nazaré.

A Maternidade Climério de Oliveira é a primeira maternidade inaugurada no Brasil. Criada em 1910, como Maternidade da Bahia, foi anexada à Faculdade de Medicina da Bahia para campo de atuação da disciplina de Obstetrícia. Em 1968, foi incorporada à UFBA e tornada Órgão Suplementar através do Decreto 62.241 de 08/02/1968 e vinculada a Faculdade de Medicina por meio de resolução do Conselho Universitário.

Como referência na área de Obstetrícia na Bahia, a Maternidade formou e influenciou gerações de médicos, espalhados pelo país. Nas décadas de 1950 e 1960 abrigou o primeiro Centro de Reprodução Humana no Brasil.  Na década de 1970 ganhou notoriedade nacional como pioneira em diversas áreas de pesquisa, especialmente em Fisiologia Reprodutiva, o que levou a Organização Mundial de Saúde a instalar na unidade o seu Centro de Pesquisa em Reprodução Humana da América Latina, dirigido pelo Prof. Elsimar Coutinho.

O centro foi pioneiro, também nas pesquisas em Contracepção. O que permitiu à Faculdade de Medicina a criação da primeira disciplina de Reprodução Humana do país. No final da década de 1970 também abrigou o primeiro curso Brasileiro de Residência Médica em Reprodução Humana. Recentemente, por meio de concessão pelo UNICEF/OMS e Ministério da Saúde, a Maternidade recebeu o título de "Hospital Amigo da Criança", após rigorosa avaliação de pessoal, rotinas e serviços em prol do aleitamento materno, sendo a primeira instituição universitária brasileira a receber tal distinção.

O evento de comemoração dos 105 anos da Maternidade Climério de Oliveira é aberto ao público. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através e-mail secretaria.mco@ufba.br, do telefone (71) 3283- 9211, ou acessar o site: www.mco.ufba.br.