Início >> Ufba Em Pauta >> Câmara Municipal de Salvador promove sessão solene em homenagem aos 70 anos da UFBA

Madrigal da UFBA e grupo de poesia participam do evento

Será na próxima terça-feira (20/09), às 19 horas, a Sessão Solene da Câmara Municipal de Salvador em homenagem aos 70 anos da Universidade Federal da Bahia. A sessão, uma proposta das vereadoras Aladilce Souza e Vânia Galvão, será realizada no Plenário Cosme de Farias, com a participação do reitor da UFBA, João Carlos Salles, e do vice-reitor, Paulo César Miguez. A cerimônia contará com apresentações artísticas do Madrigal da UFBA e do grupo Poesia em Trânsito.

Durante todo este ano, uma série de atividades estão sendo promovidas para celebrar a data especial para a UFBA. Principal realização da Universidade no aniversário de sua fundação, o Congresso da UFBA, que aconteceu no mês de julho, foi um dos maiores eventos já realizados na história da Universidade para refletir sobre a instituição. Destacaram-se os debates sobre a circulação do conhecimento produzido pela UFBA nas diversas áreas de estudo e pesquisa da instituição, estimulando a integração da comunidade universitária.

O artista plástico e professor emérito da UFBA, Juarez Paraíso, foi responsável pela arte dos cartazes comemorativos dos 70 Anos e do Congresso da UFBA. De acordo com Juarez, as peças gráficas foram concebidas levando em conta a grandiosidade da Universidade que emana uma aura de conhecimento e por isso possui uma grande responsabilidade de popularizar os valores artísticos e culturais para a sociedade. O trabalho do artista ilustra também o selo comemorativo que foi lançado pelos Correios especialmente para o aniversário da instituição.

Ainda no âmbito das comemorações pelos seus 70 anos, a UFBA recebeu o Diploma do Mérito e a Medalha Bernardino de Souza do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e também foi homenageada com uma sessão solene na Assembleia Legislativa da Bahia. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), materializou sua homenagem mediante a entrega de uma placa de reconhecimento, ressaltando a dedicação e valiosa contribuição da Universidade para a educação, ciência e tecnologia no Estado da Bahia.

A Universidade Federal da Bahia foi oficialmente instituída no dia 02 de julho de 1946. A publicação UFBA em Números 2016, que apresenta os principais indicadores sobre a Universidade Federal da Bahia, revela que a "população total" da Universidade, somados quadro funcional e corpo estudantil, reúne atualmente 47.065 pessoas. A UFBA já superou a marca de 100 mil graduados - foram ao todo 104.241 profissionais formados ao longo de sua história.