Início >> Ufba Em Pauta >> Aula pública na EMUS ensina a construir instrumentos

Aula pública na EMUS ensina a construir instrumentos

Criatividade motiva a prática musical

A Escola de Música da UFBA (EMUS) promove aula pública na quarta-feira (27 de outubro) a ser ministrada pela Profa. Brasilena Pinto Trindade – docente substituta –, sobre o tema “Construção de instrumentos e materiais didáticos para educação musical”, como atividade da disciplina Prática em Conjunto Instrumental II, ministrada pela Profa. Marila Marques. O local será a Sala 205 da EMUS, das 17 às 19h. Segundo Brasilena, “algumas experiências e pesquisas têm demonstrado que a construção de instrumentos musicais na Educação Musical exerce funções que vão bem além de prover instrumentos para o estudo musical. Quando o aluno de música cria e constrói seu instrumento, ele experimenta com diferentes materiais sonoros e exercita várias funções projetivas e lógicas. Cria-se um estreito vínculo aluno-instrumento, o que motiva bastante a prática musical. Essas atividades, quando devidamente direcionadas, abordam diversos elementos musicais, proporcionando acesso direto a esse conhecimento”. Entre os principais pesquisadores brasileiros da área citam-se os professores Guilherme G. B. Romanelli (UFPR), Brasilena Trindade (UFBA), Júlio Feliz (UFMS) e Artur Andrés Ribeiro (UFMG).