Início >> Ufba Em Pauta >> Academia de Ciências da Bahia empossa novos acadêmicos

Academia de Ciências da Bahia empossa novos acadêmicos

Cerimônia ocorrerá no Salão Nobre da Reitoria da UFBA

Com a presença do ex-governador baiano Roberto Santos e do reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, a Academia de Ciências da Bahia (ACB) realiza nesta quarta-feira, dia 5 de junho, a cerimônia de posse dos novos acadêmicos admitidos na entidade em 2019. A cerimônia acontecerá às 18 horas, no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia. No total, serão empossados 19 novos membros - dos quais, 12 são professores da UFBA - indicados por seu notório saber e relevância de seus trabalhos e pesquisas científicas.

A cerimônia de posse contará com apresentação musical do violonista Mario Ulloa. Em seguida, os acadêmicos Evelina de Carvalho Sá Hoisel e Luiz Antonio Rodrigues de Freitas vão conduzir a apresentação e posse dos novos acadêmicos. O acadêmico Irundi Edelweiss fará a saudação aos novos membros da ACB, enquanto a professora Ana Cristina Fermino Soares fará o discurso em nome dos novos acadêmicos. Para encerrar, o presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Bittencourt de Andrade, fará a saudação geral em nome da instituição.

Vale destacar que os novos acadêmicos foram escolhidos após serem submetidos à indicação, submissão e votação pelo Conselho da Academia de Ciências da Bahia. São 18 novos Membros Titulares e 01 novo Membro Júnior. Os membros titulares vão compor os grupos de Ciências Exatas, Agrárias e da Terra (6), Ciências da Vida (4), Filosofia e Ciências Humanas (5), Ciências Sociais e Sociais Aplicadas (1) e Artes (2).

A Academia de Ciências da Bahia (ACB) é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 17 de setembro de 2010, na cidade do Salvador, e tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia como fator essencial ao bem-estar social no nosso país, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do Estado da Bahia. A ACB atua no sentido de estimular a formação de pesquisadores nas áreas da ciência e da tecnologia.

NOVOS ACADÊMICOS

MEMBROS TITULARES