Início >> Ufba Em Pauta >> Abril Indígena 2014 já acontece na Universidade

Abril Indígena 2014 já acontece na Universidade

Série de atividades integra o UFBA em Paralaxe

 

De hoje (23) até dia 30, acontecem várias atividades do “Abril Indígena na Ufba 2014”. Promovido pelos estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Indígena em parceria com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), o evento, acontece neste mês em que se comemora o Dia do Índio e tem o objetivo de dar maior visibilidade ao tema na universidade. A ação integra as atividades do programa “Ufba em Paralaxe – Reinventando Concepções”. 

Na programação de hoje, entre 14h e 17h30, no Museu de Arqueologia e Etnologia da Ufba, Terreiro de Jesus (Centro Histórico), ocorre a exibição do filme “Ser Krahô”, com direito a bate-papo com o diretor do filme, Sebastião Maria, e com o antropólogo e diretor do museu, Cláudio Pereira; Além de visita à exposição “Cerâmica Wauja”, no Museu Udo Knoff (Pelourinho). 

Amanhã (24), às 18h, na Praça das Artes (Campus de Ondina), acontece a apresentação do flautista indígena Wakay Fulni-ô e dos dançarinos Toré (tuxá) e Awê (pataxó), além de videoinstalação. Com a mesa “Diálogo e avaliação: ações afirmativas para indígenas no ensino superior, na sexta (25) tem o Encontro de Estudantes Indígenas Universitários. Participam do painel os índios pataxós Anari Bonfim, Ariadila Queiroz e Sirlene Cau Lopes. 

Dia 28, às 18h30, também na Praça das Artes (Campus de Ondina), tem a exibição de vídeos de autoria indígena, seguido de debate com o antropólogo e cineasta Vicent Carelli. No dia seguinte, no PAF-3 (Ondina), acontece o seminário “Povos indígenas na Bahia: lutas, história e contemporaneidade”. 

No último dia (30), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (14h às 18h30h), mais vídeos de autoria indígena, além de bate-papo com Taquari, Andressa Pataxó, Célia Tupinambá e Patrícia Navarro. O encerramento fica por conta da perfomance com flauta de Wakay Fulniô.