Início >> Ufba Em Pauta >> AAI seleciona alunos da UFBA para intercâmbio na Argentina

AAI seleciona alunos da UFBA para intercâmbio na Argentina

Intercâmbio oferece opções em 21 instituições

A Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) seleciona cinco estudantes de graduação da UFBA para Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades 2012. Este Programa visa possibilitar aos alunos de graduação, regularmente matriculados, a oportunidade de intercâmbio na Argentina, durante 6 meses, com bolsas individuais no valor em reais referente a € 3.000 euros. Os estudantes interessados devem estar regularmente matriculados na UFBA, ter integralizado 50% da carga horária do seu curso, possuir coeficiente de rendimento a partir de 7,0, quando da sua inscrição, e não ter sido contemplado em nenhum Programa de Mobilidade Nacional ou Internacional do Santander Universidades. Após finalizar a 1ª etapa do procedimento de inscrição no site, o candidato deve comparecer a AAI da UFBA ATÉ ÀS 12:00 HORAS DO DIA 14 DE MAIO DE 2012 para a entrega dos seguintes documentos (original e cópia): histórico escolar oficial, certificado de curso língua espanhola (mínimo de três semestres) e o comprovante da inscrição realizada no site do www.santanderuniversidades.com.br/bolsas .
A BOLSA DEVE SER UTILIZADA ATÉ O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013. Duas dessas bolsas são destinadas à Universidade Nacional del Litoral e as três bolsas restantes para qualquer uma das 21 instituições de ensino superior argentinas conforme lista abaixo:

1. Instituto Tecnológico Buenos Aires (ITBA)
2. FASTA
3. Fundación Barceló
4. Pontifícia Universidad Católica Argentina (UCA)
5. Universidad Argentina John F Kennedy
6. Universidad Austral
7. Universidad Blas Pascal
8. Universidad Católica de La Plata
9. Universidad de Buenos Aires (UBA)
10. Universidad del Cto Educ Latinoamericano
11. Universidad del Norte Santo Tomás de Aquino (UNSTA)
12. Universidad Empresarial Siglo 21
13. Universidad Nacional de Córdoba
14. Universidad Nacional de La Pampa
15. Universidad Nacional de La Plata
16. Universidad Nacional de Luján
17. Universidad Nacional de Quilmes
18. Universidad Nacional de San Luis
19. Universidad Nacional de Santiago Del Estero
20. Universidad Nacional del Litoral
21. Universidad Salvador

As inscrições estarão abertas até o dia 13 de maio de 2012 no site do Santander Universidades www.santanderuniversidades.com.br/bolsas. A ENTREVISTA PRESENCIAL, de caráter eliminatório, será realizada na AAI no DIA 17 DE MAIO DE 2012, onde serão avaliadas a: capacidade de comunicação, objetividade, clareza de argumentação, persuasividade e pertinência às questões da entrevista. Caso haja candidatos inscritos que pertençam aos campi da UFBA localizados em Barreiras e Vitória da Conquista, estas entrevistas poderão ser realizadas por meios eletrônicos, no mesmo dia e período de tempo estipulado para a entrevista presencial. Caso o número de inscrições seja superior a 30 (trinta) candidatos, haverá uma PROVA DE REDAÇÃO no dia 15 DE MAIO DE 2012, em local a ser divulgado posteriormente, onde serão avaliados: a) Conteúdo - tratamento do tema de forma pessoal e pertinente; b) Expressão - sequência lógica; estrutura do parágrafo, do período e da oração; coerência e coesão; concisão e clareza; uso da norma culta: ortografia, acentuação, pontuação, concordância, regência, colocação, adequação de vocabulário. Será atribuída pontuação zero à prova de Redação que: 1. se afastar do tema proposto; 2. apresentar texto padronizado quanto a conteúdo, estrutura e vocabulário, comum a vários candidatos; 3. for apresentada em forma de verso; 4. não for respondida na respectiva Folha de Resposta; 5. for assinada fora do local apropriado; 6. for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade; 7. apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.
A divulgação do nome dos selecionados dar-se-á até o dia 21 de maio de 2012. A data da reunião na Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA com todos os alunos contemplados será divulgada em data oportuna. O horário de atendimento da AAI é 2ª, 4ª e 6ª das 08:00 às 12:00 horas e 3ª e 5ª das 14:00 às 17:00 horas.